VAMOS TRABALHAR
Provas de Português lideram queixa de candidatos
Conteúdo é um dos mais complexos.
Publicado em 19/12/2010 às 8:00
Jacqueline Santos
Do Jornal da Paraíba
As provas de português estão na liderança das queixas dos candidatos quando o tema é grau de dificuldade das avaliações. O conteúdo específico aparece em seguida na relação dos assuntos que ganham maior complexidade por parte de quem elabora as provas de concurso.
“Já fiz vários concursos, mas nunca me deparei com uma prova de português tão difícil e cansativa”, disse o candidato Eduardo Madruga, ao se lembrar do certame da prefeitura do município de Pedro Régis. Ele não foi o único, após as provas, o comentário acerca dos ‘problemas’ da prova era parte da conversa dos concorrentes.
A empresa Advise, responsável pelo concurso da prefeitura municipal, tem registrado reclamações por parte dos candidatos e confirma a elevação no grau de dificuldade nos exames das seleções organizadas pela instituição. A elaboração das provas fica a cargo de professores universitários, muitos com titulação de doutor. Não fazemos nenhuma recomendação sobre o nível das provas. Tudo está a critério dos nossos contratados que fazem as questões com base no assunto do edital”, assegurou Laura Barbosa, secretária administrativa do instituto.
O material passa pelo crivo de técnicos da Advise, que está há 10 anos no mercado e já realizou concursos para diversos órgãos de todo o país. “As provas estão difíceis para também incentivar os candidatos a estudarem mais”, brinca.
O presidente da Comprov (Comissão de Processos Vestibulares), instituição que prepara as provas da PacTc-PB, Marcos Gama, rebate as críticas com a declaração de que as avaliações estão entre as mais bem elaboradas de todas as empresas de concursos do país. Em geral, os exames são feitos pelos docentes da UFCG. No caso das provas de Português, são os professores do curso de Letras que montam as questões. “Não acho as provas difíceis. Acontece que não privilegiamos ninguém. Candidatos que estudam se saem bem nos testes”, enfatiza.
Diversas prefeituras do Estado abriram processos seletivos nos últimos três anos com vagas para uma infinidade de cargos. Outras estão com seleções no gatilho, prontas para serem publicadas. Diante de tanta exigência, resta aos candidatos aderirem a um excelente plano de estudo. Buscar bons materiais, ajuda de um cursinho preparatório e ter disciplina e perseverança são medidas importantes nessa trajetória, que pode garantir um emprego com estabilidade e salário robusto.
Outra dica preciosa é jamais esperar a publicação do edital para começar a se preparar. “As matérias que são cobradas na maioria dos concursos devem ser vistas com antecedência. Assim, sobra mais tempo para se dedicar à parte específica quando o assunto for divulgado”, aconselha o professor Vítor, atentando para a necessidade de pelo menos um ano de dedicação aos livros.
Comentários