VIDA URBANA
Prefeitura tenta retirar ambulantes e gera tumulto na Lagoa
Dois fiteiros foram apreendidos, mas ambulantes alegam ter a autorização de uma liminar para estarem no local. Sedurb garante que a liminar foi suspensa.
Publicado em 10/03/2011 às 18:00
Da Redação
Os ambulantes do Parque Solon de Lucena ficaram revoltados na tarde desta quinta-feira (10). Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) retiraram dois fiteiros depois de passarem o dia ameaçando os ambulantes do local. Porém, segundo o presidente da Associação dos Comerciantes e Ambulantes do Parque Solon de Lucena, Juarez Marques, todos os comerciantes do local têm em mãos uma liminar autorizando a presença deles no local.
Você acha que os ambulantes devem ser retirados da Lagoa? Opine no euQfiz
O primeiro fiteiro a ser levado foi o da ambulante Severina Santos de Melo, que calculou um prejuízo de R$ 1.100. “Eles estavam armados, o meu fiteiro era novo, comprei anteontem, e eles jogaram em cima do caminhão e derrubaram tudo, saíram chutando minha mercadoria”, contou Severina.
A comerciante Claudineide Maria da Conceição também teve seu fiteiro levado. “Eu tenho uma autorização pra vender minhas coisas, mostrei pra eles, mas, pra eles, esse papel não vale nada”, lamentou Claudineide. “Eles que não tinham papel nenhum”, informou. Os ambulantes do local informaram que outros fiteiros não foram apreendidos porque eles os desmontaram rapidamente.
A Polícia Militar foi chamada ao local por Juarez Maques para que o tumulto fosse controlado e ele garantiu que irá à 2ª Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência contra a Prefeitura. Os agentes da Sedurb não quiseram falar sobre a ação com a reportagem do Paraíba1.
Segundo a assessoria da Sedurb, a liminar da 7ª Vara da Fazenda Pública, publicada pelo juiz João Batista Vasconcelos, que autoriza o comércio na Lagoa, já foi suspensa, e essa ação vem garantir a livre passagem no espaço público. A Prefeitura também já havia disponibilizado boxes no Centro Comercial do Varadouro para os ambulantes, mas, de acordo com a assessoria, a preferência deles é continuar na Lagoa.
Os comerciantes que tiveram seus pertences apreendidos poderão ir à Sedurb e pegar a mercadoria de volta mediante o pagamento de uma multa, porém o fiteiro não será devolvido.
Comentários