icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Hospitais do Estado terão equipes reforçadas durante o Carnaval

Unidades de urgência e emergência funcionarão em plantão de 24 horas durante todo o período carnavalesco.

Publicado em 11/02/2010 às 16:45

Da Secom-PB

Os hospitais da rede estadual de saúde estão preparados para atender os casos de urgência e emergência, nem plantão de 24 horas neste Carnaval. Algumas unidades reforçaram suas equipes médicas, outras colocaram profissionais de sobreaviso para atender qualquer demanda gerada neste período e garantir a assistência aos foliões e à população em geral que precise dos serviços, principalmente neste feriadão.

No Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, por exemplo, toda a equipe estará de plantão já a partir desta sexta-feira (12), quando começa o projeto ‘Folia de Rua’, na Capital, que conta com a participação de vários blocos. O número de médicos não será reforçado, mas a unidade terá profissionais de sobreaviso, que serão acionados, caso haja necessidade.

A cada plantão de 12 horas, a unidade contará com 48 médicos de várias especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, urologia, anestesiologia, cirurgia buco-maxilo-facial, pediatria, cardiologia, cirurgia plástica, neurologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A unidade também dispõe de fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. A direção do hospital também vai reforçar o número de funcionários nos setores administrativos e abasteceu a unidade de insumos.

Regional de CG

No Hospital de Urgência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Rodrigues, em Campina Grande, 32 médicos, entre clínicos, cirurgiões, anestesistas, ortopedistas, pediatras e intensivistas, vão fazer o atendimento na urgência e emergência. Além disso, o hospital dispõe de urologista, cardiologista, cirurgião torácico, cirurgião vascular, cirurgião pediatra, neurocirurgião, oftalmologista e otorrinolaringologista, que ficam de sobreaviso e são chamados em caso de necessidade.

O diretor do hospital, João Menezes, disse que não será necessário reforçar a equipe, porque o número de profissionais é suficiente para atender a demanda. “Aumentamos recentemente o número de médicos, de forma que temos profissionais suficientes para dar conta dos casos que surgirem no Carnaval. A população pode ficar despreocupada, porque o hospital está preparado para a festa”, disse.

Contingência em Patos

O Hospital Regional Deputado Janduy Carneiro, em Patos, lançou na última sexta-feira (5) uma campanha de conscientização junto à população para prevenir os acidentes automobilísticos e elaborou um plano de contingência para atender as vítimas, em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTrans).

A campanha inclui entrevistas de médicos e spots em emissoras de rádio da cidade, além de distribuição de panfletos. “Esse plano é específico para os casos de acidentes que tiveram três ou mais vítimas. O nosso objetivo é agilizar o socorro e garantir um atendimento rápido aos feridos”, disse a diretora do hospital, Paula Maia.

Ela informou que a equipe médica do hospital não precisará será reforçada porque já conta, diariamente, com três cirurgiões, dois clínicos, um neurologista e dois anestesistas. A unidade possui um laboratório de análises clínicas, que funciona 24 horas por dia, e uma UTI móvel com uma equipe completa.

Mais médicos

No Hospital Regional Deputado José de Souza Maciel, em Cajazeiras, no Sertão, a equipe médica será duplicada durante os quatro dias de Carnaval. Isso foi necessário, porque a cidade realiza uma das maiores festas carnavalescas do Estado. O atendimento será feito, diariamente, por dois ortopedistas, quatro cirurgiões clínicos, dois pediatras e um obstetra, além de dez enfermeiros. O estoque de medicamento também foi reforçado e a unidade disponibilizará uma enfermaria de seis leitos somente para atender os pacientes sob custódia da polícia.

Pombal e Sousa


No Hospital Regional Senador Rui Carneiro, em Pombal, a equipe médica não será reforçada já que a cidade não realiza festa de Carnaval e, segundo a direção, o quadro de profissionais dá conta da demanda neste período. No entanto, para garantir a segurança dos pacientes, a direção contratou uma equipe de vigilantes, que vai atuar nos quadro dias de festa. “Como nesse período é comum acontecerem brigas e um maior consumo de bebida alcoólica, decidimos contratar seguranças para evitar problemas dentro do hospital”, disse a diretora técnica da unidade, Lucimeire Ribeiro.

O Hospital Regional Manoel Gonçalves de Abrantes, em Sousa, também está com a equipe completa para o Carnaval e segundo a direção, também não será necessário reforço no quadro. Por dia, dez médicos – entre clínicos, obstetras, cirurgiões, ortopedistas e pediatras – farão o atendimento aos pacientes na urgência e emergência.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp