VIDA URBANA
Assalto a ônibus em JP amedronta passageiros
Moradores da capital estão assustados com os frequentes assaltos dentro dos ônibus que rodam em João Pessoa; Zona Leste é a mais afetada.
Publicado em 06/03/2013 às 6:00
Utilizar o transporte coletivo em João Pessoa é sinônimo de apreensão para muitos passageiros. Os frequentes assaltos têm tornado difícil a rotina de quem precisa utilizar este meio de locomoção todos os dias, já que as ações criminosas não possuem horário ou dia específico para acontecer. Com base no relato dos usuários, as linhas que atendem a zona leste da capital são as mais afetadas.
Charles Tavares atua como cobrador há apenas um ano e, nesse período, já perdeu as contas de quantas vezes foi assaltado. O caso mais recente ocorreu na linha 603, por volta das 15h da última segunda-feira, na avenida Princesa Isabel, no Centro.
“Quando eu fui relatar tudo que havia acontecido para então fazer o BO (Boletim de Ocorrências), vi que esse tinha sido o 18º assalto somente ontem (segunda-feira) à empresa que trabalho”, revelou Charles Tavares.
De acordo com o cobrador, o grande número de passageiros que estavam no ônibus não intimidou os três bandidos, que estavam armados com um revólver e duas facas. O trio anunciou o assalto, roubou todo o dinheiro que estava com o cobrador e em seguida fugiu. “Eles ainda agradeceram ao motorista quando desceram.
Geralmente são adolescentes que fazem esses assaltos, e se você não entregar tudo, é ameaçado, pode ser ferido”, afirmou Charles Tavares.
Já o motorista Geraldo Félix ressaltou que os bandidos não escolhem um horário específico para assaltar. “É em qualquer hora, em qualquer lugar. Hoje nós trabalhamos reféns da insegurança, porque a qualquer momento pode acontecer mais um assalto”, lamentou Geraldo Félix. Já a aposentada Maria da Penha, revelou que teme utilizar o transporte público.
“A gente já anda com medo. É de manhã, de noite; em qualquer horário eles assaltam, todos os dias, principalmente os ônibus que fazem o percursso para Cabo Branco e Bessa”, destacou a aposentada. A estudante Patricia Souza (fictício) foi vítima de assalto duas vezes em apenas sete dias, no ônibus da linha 511, Tambaú.
Os suspeitos, supostamente adolescentes, pegaram o ônibus no Terminal de Integração, por volta das 19h, e anunciaram o assalto na avenida Rui Carneiro. Após assaltar os passageiros, os garotos fugiram em direção ao bairro São José e não foram localizados. “O motorista falou que é sempre assim. Eles assaltam e depois fogem em direção ao bairro São José”, destacou a estudante.
Comentários