POLÍTICA
TC dá posse segunda mulher no comando do MPC
Procuradora-geral Isabella Barbosa Marinho Falcão assumiu o novo cargo com pronunciamento em que fez referência ao moderno papel das mulheres na administração.
Publicado em 28/10/2011 às 6:30
O Tribunal de Contas da Paraíba deu posse, ontem, à segunda mulher no comando do Ministério Público de Contas. A procuradora-geral Isabella Barbosa Marinho Falcão assumiu o novo cargo com pronunciamento em que fez referência ao moderno papel das mulheres na administração, na política e na sociedade, ocasião em que lembrou o discurso da presidente Dilma Rousseff (PT) pronunciado na recente abertura da Assembleia Geral da ONU.
Isabella disse que assumia o novo desafio com a alegria decorrente da conquista, mas com a exata convicção de suas enormes responsabilidades. Em seguida, enalteceu o respeito aos princípios democráticos que nortearam sua nomeação pelo Poder Executivo, a quem foi submetida a lista tríplice por ela encabeçada. E não deixou de observar que eram, também, mulheres as demais integrantes dessa lista: as procuradoras Sheyla Barreto Braga de Queiroz e Elvira Samara Pereira de Oliveira.
Também elogiou a gestão do ex-procurador-geral Marcílio Toscano Franca Filho, prometendo, tanto quanto a execução de ações e planos pessoais, a continuidade dos bons projetos daquele a quem sucedia.
Isabella emocionou a plateia que superlotou a Sala de Sessões do Tribunal (representantes dos três poderes, conselheiros, procuradores, servidores, amigos e convidados especiais), ao citar a ausência do pai, o músico Sevy Falcão, recentemente falecido. “Lamento que ele não esteja aqui para me apoiar nesse novo desafio”, disse, contendo o choro.
O decano do TCE, conselheiro Flávio Sátiro, encarregado de saudá-la, lembrou o tempo em que a teve como aluna do curso de ciências jurídicas da UFPB. Ele contou que se sentia um tanto vitorioso com a ascensão funcional da ex-pupila. “Isso acontece sempre que um ex-aluno é assim elevado”, brincou. Também viu no talento, na tranquilidade e na segurança com que Isabella costuma defender suas posições os méritos necessários ao bom desempenho do novo cargo.
Em seguida, a nova chefe da Procuradoria-geral do TCE ouviu do amigo Marcílio Toscano votos de êxito e o desejo da colaboração. Ao enumerar algumas de suas realizações, esse último citou a redução em mais da metade do estoque de processos no âmbito da Procuradoria, a adoção de metodologia de fiscalização voltada para a boa qualidade dos serviços públicos e a cooperação com os órgãos que integram, na Paraíba, o Fórum de Combate à Corrupção (Focco). “Saio com a sensação do dever cumprido”, observou Marcílio.
Comentários