icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Seletiva do 'Soletrando'

Estudante Thayná Rodrigues, que mora em Lucena, foi a vencedora da seletiva estadual do quadro 'Soletrando', do Caldeirão do Huck.

Publicado em 12/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:15


A possibilidade de conquistar o financiamento dos estudos até a conclusão do ensino superior está mais próxima da estudante Thayná Rodrigues, 11 anos, que mora em Lucena e está cursando o 6º ano do Fundamental II na Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa. O motivo é que ela ganhou a seletiva estadual do quadro 'Soletrando', do Programa Caldeirão do Huck. A competição é promovida pela Rede Globo e foi realizada na manhã de ontem, na capital, com apoio da TV Cabo Branco.

A seletiva estava marcada para as 8h, mas duas candidatas, ambas de Cabedelo, tiveram um pequeno atraso em virtude de um engarrafamento no trânsito por conta de um acidente ocorrido no caminho. Entretanto, apesar do contratempo, ao chegar no auditório do Sesi Centro, onde ocorreu a seletiva, Thayná Rodrigues foi enfática. “Eu estou preparada. Esse atraso não me deixou nervosa. Eu quero ganhar e estudei muito para isso”, afirmou.

Na terceira rodada da competição, Tayná manteve a calma, ouviu, repetiu e soletrou a palavra 'anti-horário', que a classificou para participar da etapa nacional do quadro. “Estou muito feliz, apesar da minha confiança, não esperava esse resultado. Chegar até aqui já é uma grande vitória para mim, em poder representar minha escola e meu Estado na etapa nacional. Agradeço a minha professora, meus pais, avós e a todos que torceram por mim”, disse em lágrimas, movida pela emoção do resultado.

A mãe de Thayná, Michelle Rodrigues, acompanhou o desempenho da filha, ao lado do marido e ficou surpresa por sua filha ter conquistado a oportunidade. “É muito bom viver essa emoção. Thayná é muito dedicada aos estudos e por isso eu esperava que ela se desse bem na competição, mas não imaginava que ela seria a vencedora estadual. Agora é apoiar e torcer por ela na etapa nacional”, relatou.

A escola em que Thayná Rodrigues estuda, é a representante da Paraíba na competição nacional pela segunda vez consecutiva, pois na última edição do quadro 'Soletrando' o Estado foi representado pela aluna Yasmin Barros, hoje com 14 anos, que esteve na seletiva para apoiar a colega de escola. “Eu vim para dar apoio, torcer e desejar sorte para Thayná para que nossa escola fosse mais uma vez a participante da Paraíba no quadro do Caldeirão”, disse.

Diretora da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, em Cabedelo, há mais de 30 anos, Rosa Maria Viana do Amaral destacou o diferencial da unidade estudantil, para eleger as duas últimas representantes do Estado. “Primeiramente, temos um corpo de professores bem qualificados, no entanto, o mérito maior é dos próprios alunos. Thayná é muito estudiosa, somente neste ano ela já se destacou no primeiro bimestre e nas olimpíadas de astronomia e matemática, mas o esforço dela vai mais além, pois ela mora em Lucena e pega a balsa todos os dias para ir para a escola, sempre na companhia da mãe. Então, por tudo isso, estou muito feliz com o resultado”, destacou.

Na etapa nacional, prevista para ser realizada em janeiro de 2014, o participante vencedor vai ganhar um cheque no valor de R$ 100 mil a serem investidos única exclusivamente nos estudos do aluno até que conclua o ensino superior.

OUTRAS PARTICIPANTES
Mais outras três alunas da rede pública de ensino também participaram da competição na seletiva estadual, sendo Danielly Henrique, 12 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Solón de Lucena, de Campina Grande, Kynara Eduarda (12 anos) da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, de João Pessoa, e Débora Lopes, 11 anos, da Escola Municipal Professora Elizabeth Ferreira da Silva, de Cabedelo, que passaram pela banca avaliadora, composta por três professoras da rede estadual de ensino.

Segundo o coordenador de eventos da TV Cabo Branco, Paulo Pena, houve algumas mudanças nos critérios para a participação dos estudantes no quadro Soletrando, como a faixa etária que foi reduzida para as idades de 9 a 12 anos. “Apesar de ser uma prerrogativa do programa, essa mudança influenciou na quantidade de participantes neste ano, em virtude de ser uma classe que ainda está sendo alfabetizada. Por outro lado, incentiva às escolas a iniciarem a educação ainda mais cedo”, frisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp