icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

MPE pede impugnação da candidatura de Tyrone em Sousa

Ação tem por base condenação do ex-prefeito por improbidade. 

Publicado em 16/08/2016 às 15:36

O Ministério Público Eleitoral entrou nesta terça-feira (16) com ação de impugnação da candidatura de Fábio Tyrone (PSB) a prefeito de Sousa, no Sertão da Paraíba. O pedido do promotor eleitoral Samuel Miranda Colares tomou por base a condenação no Tribunal de Justiça da Paraíba pelo crime de improbidade administrativa praticado por Tyrone no período de janeiro e fevereiro de 2009, quando comandava a prefeitura do município.

Samuel Miranda explicou que, embora a decisão não tenha transitado em julgado e ainda caiba recurso, com a nova legislação eleitoral, basta a condenação por um colegiado de magistrados para fundamentar o pedido de inelegibilidade. "Nem levamos em conta o fato dele contar em listas de 'ficha-sujas' dos Tribunais de Contas da União e do Estado, mas pela condenação por um órgão colegiado por ato de improbidade", explicou o promotor eleitoral.

Fábio Tyrone sofreu um novo revés no último dia 30 de junho, quando a Segunda Câmara Cível do TJ negou provimento ao recurso e manteve sentença do Juízo de 1º Grau. Conforme a decisão, o ex-prefeito contratou centenas de pessoas por prazo determinado para atender a necessidade temporária do município, porém não publicou os atos na imprensa oficial ou em outro meio de publicidade adequado. Dessa forma, Tyrone impediu o controle administrativo pela própria Administração e pela sociedade.

Segundo o relator do processo, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, “o recorrente desrespeitou a obrigatoriedade de publicidade dos atos da Administração Pública, violando de maneira clara e inequívoca, o princípio da publicidade”, este incorrendo na improbidade.

À época, a defesa de Fábio Tyrone alegou que todos os atos praticados durante a gestão do ex-prefeito foram devidamente publicados no jornal oficial do município, o Gazeta de Sousa, bem como todos os contratos foram informados no sistema SAGRES – sistema disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado, onde constam as principais informações relativas à gestão pública.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp