icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mimo ganha Ouro Preto

Cidade mineira recebeu concertos, workshops e ciclo de palestras, durante versão da mostra que teve início nas ladeiras de Olinda.

Publicado em 04/09/2012 às 6:00


Cidade de muitas ladeiras, igrejas banhadas a ouro e um frio de rachar o bico, Ouro Preto, em Minas Gerais, é a mais nova cidade a receber a Mostra Instrumental de Música de Olinda, a Mimo, que teve início em 2004 em Olinda (PE) e, a partir de 2009, passou a ter ramificações em Recife (PE) e João Pessoa (PB).

O formato adotado pela Mimo-MG, realizada entre quinta-feira e domingo na cidade de 70 mil habitantes e distante 98 km de Belo Horizonte, é muito parecido com o da matriz pernambucana. A cidade histórica mineira recebeu concertos, workshops e mostra de cinema, com o aditivo de um ciclo de palestras.

A maratona de 12 concertos começou com o dedilhado preciso da pianista paulistana Sonia Rubinsky, radicada em Paris e de destacada carreira internacional no universo erudito. Obras de Villa-Lobos (gravadas pela pianista em um disco vencedor do Grammy), Scarlatti e Mendelssohn ganharam as interpretações didáticas de Rubinsky em uma igreja construída com 400 quilos de ouro, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

Egberto Gismonti dividiu o palco da bela Casa da Ópera – o mais antigo teatro da América Latina em atividade, cuja acústica é espetacular - com o filho Alexandre, em um concerto de violões e piano virtuosíssimo. Lá também foi palco do concerto erudito do Duo Milewski, cujo programa contemplou, ao violino e piano, obra de Bach, Gershwin e Debski, entre outros.

Pela manhã, a Casa da Ópera serviu ótimos papos com o fotógrafo Zeca Araújo, o impagável Jardes Macalé, o crítico de cinema carioca Mário Abbade e o maestro, compositor e o homenageado da Mimo 2012, Edino Krieger.

O trio liderado por Richard Bona e o concerto de Hamilton de Holanda se destacaram no roteiro das igrejas. O contrabaixista de Camarões, que vem a João Pessoa nesta quinta-feira com seu parceiro, o guitarrista francês Sylvain Luc, trazendo o percussionista carioca Marcos Suzano, ganhou o público da igreja São Francisco de Assis com roteiro repleto de humor e boas surpresas musicais.

Já Hamilton de Holanda, liderando um quarteto, impressionou a audiência que lotou a Igreja do Pilar com a execução perfeita de obras de Pixinguinha. Holanda também mostrou que é um compositor de peso ao executar quatro exercícios que nomeou de ‘Caprichos’, dedicados ao mestre Pixinguinha, a Raphael Rabelo e ao Sul e à Espanha.

Em um imenso palco na Praça Tiradentes, Tom Zé aportou com seu novo CD, o ótimo Tropicália Lixo Lógico. Alternando papo, pilhérias e merchandising com músicas como ‘Capitais e tais’ (dos versos “Coisa boa João Pessoa / As lagoas de Alagoas” e “Em riba da Paraíba, maluco por Pernambuco”), Tom Zé contagiou o público com provocações, performances impagáveis e calcinhas na cabeça (um dos filmes da Mostra de Cinema da Mimo foi justamente o curta Tom Zé em A Lavagem das Calcinhas Voadoras, com a onda Wando do baiano).

O mesmo palco, na noite seguinte, contou com Carlos Malta e o Pife Muderno, com a participação de Marcos Suzano (os dois, aliás, se apresentam em novembro no Carnegie Hall, em Nova York) e levaram o público de Ouro Preto a dançar ciranda e esquentar a fria noite de sábado.

Tanto em Minas, quanto em Pernambuco e na Paraíba, a programação da Mimo é gratuita (para algumas programações são distribuídas senhas, sujeitas à lotação do lugar). Em Ouro Preto, o festival contou com o patrocínio do edital Natura Musical, da Natura. Em Olinda, Recife e João Pessoa, é viabilizado com recursos do BNDS e tem apoio das prefeituras dessas cidades. (*O jornalista viajou a convite do festival)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp