ESPORTES
Nelson Lira quer união de clubes
Dirigente botafoguense revelou a intenção de criar uma liga estadual e defendeu a renovação na Federação Paraibana de Futebol.
Publicado em 20/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:43
A briga entre o Botafogo e a Federação Paraibana de Futebol (FPF) parece que não vai terminar nem tão cedo. Pelo menos foi o que deixou transparecer o presidente botafoguense Nelson Lira no início da tarde de ontem. O dirigente revelou a intenção de criar uma liga estadual, que chamou de "sindicato dos clubes de futebol paraibano".
De acordo com o dirigente, a intenção é de angariar investimentos e assim profissionalizar cada vez mais o esporte no Estado, já que na sua opinião a gestão de Rosilene Gomes tem sido bastante omissa neste quesito.
O objetivo do presidente alvinegro é o de buscar parceiros e recursos, criar fóruns, organizar palestras e utilizar de todas as ferramentas que possam deixar os clubes mais atualizados sobre as novidades esportivas. A princípio, englobaria times amadores. No entanto, ele adianta que tem a pretensão de criar também uma Liga apenas com as equipe profissionais, a exemplo da Liga do Nordeste (união criada para defender os interesses políticos e comerciais dos quinze principais times da região - menos o Sport).
Nelson Lira já garantiu, inclusive, a aceitação de dois times. O Sousa e a Queimadense já teriam confessado apoio ao projeto.
Ele, contudo, ressalta que ainda pretende conversar com as demais equipes o mais breve possível.
"Queremos fortalecer nossos times, para que possamos juntos buscar parceiros, recursos, criar fóruns e deixarmos os clubes atualizados. Não lembro a última vez que a Federação fez algo do tipo. Por exemplo: tem a Lei de Incentivo ao Esporte, sancionada no Governo Lula há cinco anos, e até agora não temos conhecimento da Federação elaborar projetos para trazer retorno aos clubes", disparou.
ELEIÇÃO NA FPF
Questionado se a atitude indicaria uma pretensa candidatura à FPF, Nelson Lira prontamente descartou a possibilidade. Ele, entretanto, revela que está disponível para conversar e apoiar qualquer pessoa que tenha novas propostas e que pretenda fazer o melhor pelos times paraibanos. Inclusive até a própria Rosilene Gomes.
"Eu sou a favor da renovação em qualquer que seja a esfera. Eu mesmo pretendo passar o cargo (de presidente do Botafogo) para outra pessoa. Não tenho a menor pretensão (de assumir a FPF), até porque entendo que quem deve assumir é alguém que não tenha passado pela presidência de um clube.
Dificilmente eu iria conseguir dividir a paixão que tenho pelo Botafogo para tomar uma decisão e agir com imparcialidade.
Estou aberto a conversar com quem esteja disposto a fazer melhor", finalizou Nelson Lira.
ALDEONE ABRANTES APOIA INICIATIVA
O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, ratificou a intenção do presidente Nelson Lira em criar um sindicato dos clubes de futebol paraibano. De acordo com Aldeone, o clube sousense "tem como projeto contribuir com o crescimento do esporte na Paraíba".
A finalidade do grupo é transformar o Campeonato Paraibano numa competição mais rentável financeiramente. Para Aldeone, o projeto tem como propósito englobar não só os times profissionais como também, os times amadores do Estado.
"Temos que investir no nosso campeonato. A minha ideia é que os times possam se reunir para traçar um projeto benéfico para o futebol da Paraíba, pois do jeito que está não pode ficar – emendou Aldeone.
Aldeone analisou a conversa com Nelson Lira como um primeiro momento para levantamento de ideias. O presidente deu o exemplo da falta de transparência da FPF, que ainda não tornou público o destino do contrato comercial da competição.
Para Aldeone, este já deveria ter acontecido há muito tempo. (Do GloboEsporte.com)
Comentários