VIDA URBANA
Usuários de ônibus estão insatisfeitos na capital
Pesquisa realizada pelo Procon-PB analisou aspectos como segurança, qualidade do serviço, limpeza e tempo de espera.
Publicado em 25/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:47
Os usuários de transporte coletivo de João Pessoa não estão satisfeitos com a qualidade do serviço prestado. A constatação é resultado de uma pesquisa realizada pelo Procon Estadual da Paraíba (Procon-PB).
Conforme o levantamento, 74% dos entrevistados se mostram incomodados com o tempo de espera por um ônibus no bairro onde moram, que atinge uma média de 36 minutos.
Outra preocupação da maioria dos usuários diz respeito à segurança: 57% consideram ruim a segurança no interior dos veículos, enquanto 35% acham regular. Neste quesito, os usuários levam em conta tanto os riscos de assaltos como os riscos de acidente nos transportes coletivos.
Com relação à qualidade dos ônibus, 39% avaliam o serviço como ruim e 36% classificam como regular. Já no quesito 'limpeza', apenas 25% consideram o trabalho como bom ou ótimo e somente 13% avaliam de forma positiva o conforto dos veículos.
O estudante universitário Ravi Freitas, que mora no bairro do Geisel, é usuário da linha 1502 e também se mostra descontente com a questão. Ele afirma que a espera pelos ônibus costuma ser desgastante, atrapalhando bastante a rotina. “É muito inconstante, tem dias em que você chega a esperar até uma hora na parada. Além disso, no horário de pico, os ônibus vêm lotados”, reclamou.
Segundo o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, de posse do levantamento, o próximo passo será convocar uma reunião, ainda nesta semana, com as empresas de transportes coletivos.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com o diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo da cidade de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, porém não obteve respostas.
Comentários