ECONOMIA
Comércio já contrata temporários
Motivado pelo crescimento da demanda de vendas de final de ano. comércio já começa seleção para contratação de temporários.
Publicado em 10/10/2012 às 6:00
Com projeção de compras de Natal cada vez mais antecipadas, empresas dos setores de comércio e serviços da Paraíba já iniciaram as seleções para a contratação temporária de funcionários. O crescimento da demanda por presentes para dezembro começa aquecer no início do último trimestre do ano e exige que os varejistas aumentem suas equipes, convocando até 25 novos profissionais nas grandes empresas.
O presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, diz que “as empresas já começam a sondar os candidatos em outubro e, especialmente, em novembro, pois elas têm que ter um tempo para treiná-los antes que a correria do final do ano tenha início de fato”, afirmou, calculando em 5% a 6% o índice de aumento do quadro de funcionários nas lojas paraibanas.
“Neste ano, o varejo está reforçando a importância de fazer as compras de Natal com muita antecedência, por isso, muitas lojas já estão com uma variedade enorme de produtos e algumas até já contrataram. Muita gente já foi chamada por causa do Dia das Crianças, permanecendo até o final do ano”, comentou, apontando as lojas de eletrodomésticos, calçados, vestuário e móveis como as que devem contratar mais neste ano. “As lojas de departamento e os shoppings têm grande participação, além dos hotéis, restaurantes e lanchonetes”, disse.
No Shopping Tambiá, na capital, a expectativa é que as contratações cresçam de 10% a 15% sobre o último trimestre de 2011. Em razão do incremento das vendas, muitas lojas já estão buscando e treinando os novos funcionários. “Temos de 1,5 mil a 2 mil trabalhadores efetivos e o número de contratações deve ser bem maior do que em 2011, pois notamos um aumento nas vendas durante todo este ano”, explicou o gerente de marketing do shopping, Cláudio Andrade. Já quanto ao número de novos funcionários, a tendência é que haja uma grande variação. “Isso vai depender do tamanho e da categoria da loja. Algumas contratam até 30 pessoas, outras só uma ou duas”, acrescentou.
Na Casa Pio, o processo de contratação já está em andamento desde o final de setembro. O vendedor Gledson Gomes Ventura é um dos que acabaram de chegar na empresa. A esperança para o novo contratado é que as vendas nos próximos meses aqueçam para uma possível efetivação no cargo. “Já trabalhei em outras lojas em períodos especiais como o final do ano ou o São João. Acho muito importante esse tipo de oportunidade, pois ganhou experiência e, quem sabe, posso ficar em definitivo”.
Segundo o gerente da Casa Pio, Paulo César, a rede de calçados já contratou dez trabalhadores em menos de um mês, número que deve chegar aos 25 até dezembro. “Precisaremos de um ou dois funcionários a menos do que em 2011, pois mudamos o sistema da loja e não é mais necessário tantos temporários. De qualquer forma, esse tipo de contratação é necessária, além de ser uma chance de encontrarmos alguém realmente bom que possa somar à empresa futuramente”, finalizou.
Segundo o Sine de João Pessoa, a demanda por profissionais aumentou especialmente nas áreas de comércio e turismo.
Comentários