VIDA URBANA
STTrans vai implantar dois binários no Bairro dos Estado
A medida pretende otimizar a fluidez no trânsito do local e garantir mais segurança a condutores, ciclitas e pedestres.
Publicado em 08/09/2010 às 16:03
Sa Redação
Com Secom-JP
A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai implantar, a partir desta quinta-feira (9), dois binários (vias com trânsito paralelo em sentidos contrários) no Bairro dos Estados. A mudança tem o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e oferecer mais uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas Epitácio Pessoa e Espírito Santo, além de garantir mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.
O primeiro binário compreende a avenida Minas Gerais (onde a circulação em mão dupla passará a ser apenas no sentido Centro – BR-230) e a avenida Espírito Santo (que tem a circulação de veículos modificada apenas para o sentido BR-230 – Centro). A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Seinfra) concluiu na semana passada os serviços de recapeamento em 16 quilômetros nas avenidas, com um investimento total de R$ 4 milhões. O segundo binário compreende a rua Desportista Aurélio Rocha (que passa a ser mão-única no sentido Bairro – Epitácio Pessoa) e a rua João Vieira Carneiro (sentido único entre a Avenida Epitácio Pessoa e bairro).
Segundo o diretor de Trânsito da STTrans, Pablo Fragoso, as intervenções trarão uma série de benefícios aos condutores, pois os motoristas poderão se deslocar com maior rapidez, mais segurança e ainda terão uma alternativa a mais para chegar ao seu destino. Quanto aos pedestres, eles terão mais segurança na travessia, já que os veículos circularão em apenas um sentido.
Sinalização
A STTRans implantou nova sinalização horizontal e vertical nas duas vias e, nos primeiros dias da mudança, agentes de trânsito estarão no local orientando os motoristas sobre as novas rotas. Segundo a superintendente, Laura Farias, os binários do Bairro dos Estados estão entre as intervenções que o órgão vem fazendo para desviar o tráfego da Epitácio Pessoa e garantir a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas.
“Estamos buscando oferecer mais alternativas para que os condutores cheguem ao seu destino, evitando vias que são muito movimentadas. No caso da Epitácio Pessoa, estamos fazendo várias modificações para garantir a fluidez do tráfego nesta via e promover a redução do fluxo de veículos”, disse. Laura Farias citou como outro exemplo de intervenção para desafogar o trânsito na Epitácio, a mudança que ocorreu na Avenida Júlia Freire, que se tornou preferencial para o tráfego.
Comentários