icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Jornal da Paraíba chega aos 42 anos

Jornal da Paraíba sempre acompanhou as evoluções tecnológicas.

Publicado em 05/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:06

Neste dia 5 de setembro de 2013 o Jornal da Paraíba comemora 42 anos de vida, período em que se preocupou em acompanhar as inovações tecnológicas e evoluir junto com o seu leitor. Em 1971, o periódico surgiu da necessidade de uma cobertura jornalística séria em Campina Grande, uma vez que a única publicação desse tipo era feita na capital paraibana. Tendo isso em mente, dez empresários apaixonados por Campina Grande se uniram e criaram o jornal. Entre esses criadores, estava o atual presidente do Jornal da Paraíba, José Carlos da Silva Júnior.

A partir daí, o Jornal da Paraíba passou por várias mudanças, tanto na versão impressa quanto fora dela. Um dos marcos para o jornal foi 2001, quando ele ganhou uma nova redação em João Pessoa, passou do formato tablóide para o standard - utilizado até hoje - e ganhou um site, que disponibilizava as matérias do jornal impresso.



Com essa expansão, o periódico ainda ganhou correspondentes em cidades do interior do estado, como Patos, Sapé, Sousa, Guarabira, Cajazeiras e Piancó. Eles colaboraram para que o Jornal da Paraíba mais uma vez ficasse à frente, sendo o primeiro a alcançar todas as regiões da Paraíba.

Aproveitando a plataforma online, o Jornal da Paraíba lançou, em 2003, uma versão flip, em que o leitor pode "folhear" o jornal virtualmente, e, em 2005, o Classificados Online. Em 2008, os internautas ainda ganharam a Versão Digital para Deficientes Visuais (VDDV), um sistema pioneiro no país, permitindo aos cegos ouvir todas as matérias e colunas do jornal por meio de alguns cliques.

Em 2009, o parque gráfico do Jornal da Paraíba passou por uma grande reforma. Na ocasião, a impressão passou de analógica para digital por meio da instalação da primeira linha de CTP (Computer to Plate).

A versão para mobile chegou em 2010, quando os internautas podiam conferir o site do Jornal da Paraíba por meio de iPhone, iPad, smartphones e tablets.



Para comemorar 40 anos, o jornal passou por uma reformulação do projeto gráfico em 2011. Houve mudança no tamanho das fontes das matérias e dos títulos, no posicionamento das fotos, na diagramação e até na própria marca do jornal. “O projeto gráfico precisava passar por uma atualização. Decidimos valorizar as fotos, colocar mais branco, tudo isso para proporcionar uma leitura mais fácil e uma diagramação mais atrativa para o leitor”, explicou a editora-executiva do Jornal da Paraíba, Angélica Lúcio.

Em relação ao conteúdo, o Jornal da Paraíba tem como objetivo publicar o que é de interesse do leitor. “Alguns leitores optam por levar os problemas da comunidade ao jornal em vez de recorrer aos órgãos oficiais, como o Ministério Público. Eles percebem que a solução vem mais rápido. Esse retorno do leitor é muito importante”, comentou.

Ainda neste ano, o Jornal da Paraíba agregou mais colunistas à sua equipe, valorizando o conteúdo opinativo, ganhou um caderno de Economia e aumentou o conteúdo online. O site que apenas reproduzia as matérias do jornal impresso se tornou um portal de notícias com matérias factuais e blogueiros. “Demos prioridade a trabalhar com a convergência de mídias. No caderno Vida & Arte, por exemplo, algumas matérias têm um QR code que manda o leitor para a matéria do portal, que disponibiliza conteúdo que não coube no jornal de papel, como trailers de filmes e entrevistas”, exemplificou a editora.

Para levar ainda mais conteúdo para o leitor, que agora está totalmente conectado na internet, o Jornal da Paraíba criou, em 2012, o JPTV, com vídeos sobre política, cultura, tecnologia, esportes, moda e vários outros assuntos abordados por jornalistas e blogueiros do jornal.



Neste mesmo ano, foram disponibilizados cinco anos de acervo do jornal por meio de um processo de digitalização das suas edições. Já neste ano de 2013, o internauta poderá conferir 10 anos da trajetória do Jornal da Paraíba por meio desse acervo. A intenção da equipe é colocar à disposição dos internautas todas as edições, inclusive a primeira publicação, lançada em 5 de setembro de 1971, até o primeiro semestre de 2014.

Na comemoração dos 42 anos, o parque gráfico do Jornal da Paraíba ganha uma segunda linha de CTP. Dessa vez, em vez de usar produtos químicos, a impressão será feita com água. “Estamos preocupados com a questão ambiental. Essa nova linha não joga materiais químicos no meio-ambiente e toda a revelação é feita com água”, relatou o gerente de produção do jornal, Albertino Bezerra. Além disso, a qualidade da impressão pretende valorizar ainda mais o trabalho da equipe de fotojornalismo do Jornal, famosa por seus inúmeros prêmios.

O ano de 2013 também trouxe novidades para o portal do Jornal da Paraíba. Novos blogueiros entraram para o time online e o conteúdo opinativo foi priorizado. “Temos vários blogueiros e por isso podemos dar uma cara exclusiva aos fatos cotidianos, já que os factuais passam a ser apresentados com um toque de opinião dos especialistas”, disse o editor de conteúdo online da Rede Paraíba de Comunicação, Maurício Melo.

Além de ter a oportunidade de assinar o jornal impresso e recebê-lo em casa, o leitor do Jornal da Paraíba passa a poder fazer uma assinatura digital em 2013. Nessa modalidade, o internauta tem acesso a conteúdos do jornal impresso exclusivamente online, como colunas, matérias e o acervo.

O Classificados Online também ganhou uma novidade: a Loja Virtual, um espaço onde produtos e serviços são expostos aos clientes, mas com o diferencial de que o proprietário é quem fará as alterações, escreverá os anúncios e colocará as fotos do que quer vender.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp