COTIDIANO
Jornal da Paraíba chega aos 42 anos
Jornal da Paraíba sempre acompanhou as evoluções tecnológicas.
Publicado em 05/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:06
Neste dia 5 de setembro de 2013 o Jornal da Paraíba comemora 42 anos de vida, período em que se preocupou em acompanhar as inovações tecnológicas e evoluir junto com o seu leitor. Em 1971, o periódico surgiu da necessidade de uma cobertura jornalística séria em Campina Grande, uma vez que a única publicação desse tipo era feita na capital paraibana. Tendo isso em mente, dez empresários apaixonados por Campina Grande se uniram e criaram o jornal. Entre esses criadores, estava o atual presidente do Jornal da Paraíba, José Carlos da Silva Júnior.
A partir daí, o Jornal da Paraíba passou por várias mudanças, tanto na versão impressa quanto fora dela. Um dos marcos para o jornal foi 2001, quando ele ganhou uma nova redação em João Pessoa, passou do formato tablóide para o standard - utilizado até hoje - e ganhou um site, que disponibilizava as matérias do jornal impresso.
Com essa expansão, o periódico ainda ganhou correspondentes em cidades do interior do estado, como Patos, Sapé, Sousa, Guarabira, Cajazeiras e Piancó. Eles colaboraram para que o Jornal da Paraíba mais uma vez ficasse à frente, sendo o primeiro a alcançar todas as regiões da Paraíba.
Aproveitando a plataforma online, o Jornal da Paraíba lançou, em 2003, uma versão flip, em que o leitor pode "folhear" o jornal virtualmente, e, em 2005, o Classificados Online. Em 2008, os internautas ainda ganharam a Versão Digital para Deficientes Visuais (VDDV), um sistema pioneiro no país, permitindo aos cegos ouvir todas as matérias e colunas do jornal por meio de alguns cliques.
Em 2009, o parque gráfico do Jornal da Paraíba passou por uma grande reforma. Na ocasião, a impressão passou de analógica para digital por meio da instalação da primeira linha de CTP (Computer to Plate).
A versão para mobile chegou em 2010, quando os internautas podiam conferir o site do Jornal da Paraíba por meio de iPhone, iPad, smartphones e tablets.
Para comemorar 40 anos, o jornal passou por uma reformulação do projeto gráfico em 2011. Houve mudança no tamanho das fontes das matérias e dos títulos, no posicionamento das fotos, na diagramação e até na própria marca do jornal. “O projeto gráfico precisava passar por uma atualização. Decidimos valorizar as fotos, colocar mais branco, tudo isso para proporcionar uma leitura mais fácil e uma diagramação mais atrativa para o leitor”, explicou a editora-executiva do Jornal da Paraíba, Angélica Lúcio.
Em relação ao conteúdo, o Jornal da Paraíba tem como objetivo publicar o que é de interesse do leitor. “Alguns leitores optam por levar os problemas da comunidade ao jornal em vez de recorrer aos órgãos oficiais, como o Ministério Público. Eles percebem que a solução vem mais rápido. Esse retorno do leitor é muito importante”, comentou.
Ainda neste ano, o Jornal da Paraíba agregou mais colunistas à sua equipe, valorizando o conteúdo opinativo, ganhou um caderno de Economia e aumentou o conteúdo online. O site que apenas reproduzia as matérias do jornal impresso se tornou um portal de notícias com matérias factuais e blogueiros. “Demos prioridade a trabalhar com a convergência de mídias. No caderno Vida & Arte, por exemplo, algumas matérias têm um QR code que manda o leitor para a matéria do portal, que disponibiliza conteúdo que não coube no jornal de papel, como trailers de filmes e entrevistas”, exemplificou a editora.
Para levar ainda mais conteúdo para o leitor, que agora está totalmente conectado na internet, o Jornal da Paraíba criou, em 2012, o JPTV, com vídeos sobre política, cultura, tecnologia, esportes, moda e vários outros assuntos abordados por jornalistas e blogueiros do jornal.
Neste mesmo ano, foram disponibilizados cinco anos de acervo do jornal por meio de um processo de digitalização das suas edições. Já neste ano de 2013, o internauta poderá conferir 10 anos da trajetória do Jornal da Paraíba por meio desse acervo. A intenção da equipe é colocar à disposição dos internautas todas as edições, inclusive a primeira publicação, lançada em 5 de setembro de 1971, até o primeiro semestre de 2014.
Na comemoração dos 42 anos, o parque gráfico do Jornal da Paraíba ganha uma segunda linha de CTP. Dessa vez, em vez de usar produtos químicos, a impressão será feita com água. “Estamos preocupados com a questão ambiental. Essa nova linha não joga materiais químicos no meio-ambiente e toda a revelação é feita com água”, relatou o gerente de produção do jornal, Albertino Bezerra. Além disso, a qualidade da impressão pretende valorizar ainda mais o trabalho da equipe de fotojornalismo do Jornal, famosa por seus inúmeros prêmios.
O ano de 2013 também trouxe novidades para o portal do Jornal da Paraíba. Novos blogueiros entraram para o time online e o conteúdo opinativo foi priorizado. “Temos vários blogueiros e por isso podemos dar uma cara exclusiva aos fatos cotidianos, já que os factuais passam a ser apresentados com um toque de opinião dos especialistas”, disse o editor de conteúdo online da Rede Paraíba de Comunicação, Maurício Melo.
Além de ter a oportunidade de assinar o jornal impresso e recebê-lo em casa, o leitor do Jornal da Paraíba passa a poder fazer uma assinatura digital em 2013. Nessa modalidade, o internauta tem acesso a conteúdos do jornal impresso exclusivamente online, como colunas, matérias e o acervo.
O Classificados Online também ganhou uma novidade: a Loja Virtual, um espaço onde produtos e serviços são expostos aos clientes, mas com o diferencial de que o proprietário é quem fará as alterações, escreverá os anúncios e colocará as fotos do que quer vender.
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