icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Projeto Tertúlia HQ traz como convidado o cartunista Cristovam Tadeu

Encontro é, também, uma oportunidade de apresentar a Gibiteca para novos públicos.

Publicado em 16/07/2016 às 10:20

Humorista Cristovam Tadeu é o convidado da 2ª edição de Tertúlia HQ, que acontece nesta sábado (16), às 16h. Durante o evento, o convidado participará de um bate-papo sobre sua obra. Na ocasião, também será possível adquirir algumas publicações com suas tirinhas, editadas pela Marca de Fantasia. O encontro é, também, uma oportunidade de apresentar a Gibiteca para novos públicos.
O objetivo da atividade é apresentar obras da história dos quadrinhos paraibanos com a presença dos autores, além de permitir um momento intimista de troca entre os interessados e movimentar a Gibiteca Henfil aos finais de semana. O acesso é gratuito.
Sobre Cristovam Tadeu
Artista da terra, Cristovam Tadeu começou como ator de teatro em 1980 e já em 1982, aos 20 anos, fazia seu primeiro show de humor chamado “Prá Morrer de Rir”. Em 1986 iniciou o projeto de humor em bar, se apresentando e lançando novos talentos no famoso Bar Travessia. Fora dos palcos, ele produz charges, ilustrações e projetos gráficos.
Com personagens memoráveis, que integram o inconsciente coletivo do paraibano, Cristovam publica há décadas suas criaturas em jornais diários, onde também faz charges e ilustrações. Formam seu universo humorístico as personagens Lampirão, com clara influência de Henfil, Ostradamos, Herr Fróide, além de Bartolo, sua mais conhecida criação. Bartolo é um bebum clássico, daqueles que vivem mais no bar que em casa, dando opinião sobre tudo e todos, onde Cristovam pode demonstrar seu humor hilariante.
Atuou em dezenas de peças de teatro, escreveu e dirigiu dois espetáculos de grande sucesso (Vovô Viu a Uva e Vovó Viu a Ave), fez cinema (“24 horas”, de Marcus Villar e “Por 30 Dinheiros” de Vânia Perazzo e Ivan Herbalov) e na TV, além de ter feito centenas de comerciais, escreveu, dirigiu e produziu o primeiro programa de humor da Paraíba chamado ”Sábado de Graça”.
Em 1989, em São Paulo, fez parte do elenco do programa “Só Riso”, na Rede Band ao lado de Costinha, Zé Vasconcelos, Lilico, Zé Bonitinho e participou durante anos do programa “Show do Tom”, na Rede Record, como Gaetano Velhoso. Seu mais recente trabalho nos palcos paraibanos foi o “Movimento Humorial”, uma homenagem a Ariano Suassuna.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp