VIDA URBANA
Policiais passam por capacitação em CG
Capacitação aconteceu no Sesc Centro, em Campina Grande; policiais também receberam orientação sobre a Polícia Solidária.
Publicado em 25/09/2012 às 6:00
Cerca de 120 soldados da Polícia Militar (PM) iniciaram uma capacitação para progressão de carreira e ontem, durante o início da reciclagem que aconteceu no Sesc Centro, em Campina Grande, os policiais também receberam orientação sobre a Polícia Solidária. Na cidade, serão implantadas, inicialmente, duas unidades até o final do ano. Segundo o comando da PM, os locais ainda estão sendo estudados para funcionar, mas provavelmente serão bairros onde o índice de criminalidade é maior, como Pedregal, Mutirão e Glória.
Segundo o major Damasceno, do 10º Batalhão da Polícia Militar, hoje são oito unidades da Polícia Solidária, todas implantadas em João Pessoa. Campina Grande também receberá duas unidades até o final deste ano. Ele explicou que a intenção do projeto é trabalhar de forma direta com a população, através de atividades voltadas para uma filosofia comunitária. “O trabalho da polícia solidária é realizado através de um conhecimento mais profundo da comunidade, através de um convívio direto e durante 24 horas, todos os dias”, contou.
Segundo ele, o trabalho é iniciado em comunidades que oferecem um índice de violência mais alto, como os bairros do Pedregal, Mutirão e Glória, em Campina Grande, onde a criminalidade é identificada com mais força. “Através dessas ações, a polícia consegue um feedback e assim é possível orientar as pessoas para prevenção de delitos, detectando os problemas que são encontrados na comunidade”, informou.
O comandante não soube informar quantos policiais trabalharão nas duas unidades de Campina Grande, mas contou que os homens receberão cursos específicos, que contribuirão para o estreitamento da relação entre os cidadãos e a PM. “Estamos aumentando também o nosso efetivo. Cerca de 140 homens estão se formando e mais 100 estão em processo de aprendizado”, disse. Na região de Campina Grande, são cerca de 700 policiais militares, conforme afirmou o comandante.
Ontem, 120 deles iniciaram um treinamento de três meses para a progressão da carreira, passando de soldados para cabos. A capacitação deverá ser finalizada em dezembro deste ano. “Há cerca de 10 anos esses homens vêm servindo à população paraibana e agora deverão passar por essa reciclagem, que proporcionará uma melhoria dos serviços prestados à população”, contou.
Comentários