icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Professores dão dicas de estudos por disciplinas para os Correios

Falta menos de um mês para aplicação das provas.

Publicado em 24/04/2011 às 8:01

Karoline Zilah

Falta menos de um mês para a aplicação das provas do concurso público que oferece 9.190 vagas em cargos de nível médio e superior para os Correios em todo o país. Na Paraíba, são 116 vagas, sendo 113 de nível médio para atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo em nove cidades. Ainda há três oportunidades de nível superior, sendo uma vaga para administrador e duas para jornalistas, todas em João Pessoa.

Além dos aulões e cursinhos preparativos, os candidatos se concentram principalmente nos estudos em casa. Para ajudar os internautas no Dia D, o Paraíba1 conversou com especialistas em busca de dicas sobre o conteúdo e as provas. Com larga experiência no acompanhamento de seleções públicas, os professores da Central Pró-Concursos revelaram alguns segredos.

Nos cargos de nível médio, as provas terão apenas três disciplinas: português, matemática e informática, com 20 questões em cada, totalizando 60. Devido à alta concorrência, uma das primeiras recomendações é a seguinte: quem quiser sair na frente, além de estudar a teoria, deverá resolver muitas provas anteriores da organizadora Cespe/UnB para as mesmas matérias de nível médio. A meta é se ‘acostumar’ com o estilo e o ritmo das avaliações.
Confira abaixo as dicas por disciplina:

PORTUGUÊS
Professora Socorro Arruda

“Como a elaboradora é Cespe,recomendamos que o aluno fique atento a questões envolvendo Regência, Crase, Pontuação e Concordância. Com nossa experiência em concursos, observamos que o aluno sente dificuldades em relação ao que a questão pede, ou seja, há uma certa dificuldade na interpretação, já que todas as questões são contextualizadas.

Aconselhamos que sempre haja uma retomada aos textos antes de responder às alternativas.

Em relação à cobrança da nova ortografia, cremos que servirá para uma preparação superficial do uso das novas normas gramaticais, pois a mudança em uma língua só poderá ser aperfeiçoada com o uso da mesma. Sendo assim, não vemos importância em cobrar tal assunto no programa.”

MATEMÁTICA
Professor Glaidson Araújo

- Algum assunto previsto em edital exige atenção redobrada do candidato?
O Sistema Métrico Decimal ligado diretamente à Geometria Plana e Espacial, também conhecimento sólido de porcentagem aliado à Matemática Financeira com questões ligadas ao nosso cotidiano.

- O que é possível destacar sobre provas anteriores dos Correios e que pode servir de lição para os candidatos desta nova seleção?
A prova será contextualizada, exigindo do candidato compreensão de texto bem acima da média das demais organizadoras. Além disso, há cálculos cansativos em alguns momentos, fazendo com que o tempo seja uma variável preponderante na prova.

- Por onde começar a prova?
Toda e qualquer prova deverá ser iniciada pelas questões de maior conhecimento do candidato, pois assim conseguirá somar pontos inicialmente e o mesmo terá maior segurança para resolver posteriormente as questões de maior dificuldade.

INFORMÁTICA
Professor Vimerson Dantas (mais dicas e simulados no site www.informaticaparaconcursos.com.br)

- Existe alguma diferença entre os conteúdos programáticos dos concursos para nível médio e superior?
Existe. A diferença entre os conteúdos programáticos é que na prova de nível médio não será abordado o assunto do BR OFFICE, porém, ele será exigido na prova de nível superior. Para o nível médio serão aplicadas 20 questões, quantidade especificada no edital. Já para o nível superior estima-se que serão entre 10 e 15, a quantidade exata de questões não foi especificada no edital.

- Algum assunto previsto em edital exige atenção redobrada do candidato?

Sim, nos últimos concursos realizados pelo Cespe (banca organizadora do concurso) um assunto bastante exigido é sobre conceitos de internet, pois nele temos vários desdobramentos como: conceitos de intranet, protocolos do conjunto TCP/IP, malwares (cavalos de tróia, worms, vírus, spywares) e a introdução a segurança da informação. Nas duas últimas provas realizadas pela banca esse assunto representou 43% das questões.

- Quais são as diferenças do edital do concurso anterior para este novo?
Em relação ao edital do concurso no ano de 2009, foi alterada somente a versão do sistema operacional, que era o Windows 2000 e foi substituído pelo Windows XP e o Vista, e agora não será exigido mais o assunto sobre backup e procedimentos de cópia de segurança.

Dicas finais

É sempre bom lembrar que mesmo nas questões com alternativas, os alunos devem ler na íntegra toda a questão. É um procedimento comum ao Cespe colocar a primeira parte da alternativa sendo correta e a segunda parte sendo errada, deixando a questão errada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp