CULTURA
'Modern family' e 'Mad men' vencem o Emmy; veja principais premiados
'Modern family' supera favoritismo de 'Glee' e ganha como melhor comédia. 'Mad men' foi eleita a melhor série de drama pelo 3º ano consecutivo.
Publicado em 30/08/2010 às 8:09
Do G1
O Emmy, maior premiação da TV americana, escolheu os melhores programas e atores dos seriados neste domingo (29), em evento na cidade de Los Angeles (EUA). Com apresentação do comediante Jimmy Fallon, o evento de três horas de duração começou com uma sátira de "Glee", com Fallon, os atores da série musical e diversos indicados cantando "Born to run", de Bruce Springsteen.
O primeiro prêmio da noite, o de melhor ator coadjuvante em comédia, foi para Eric Stonestreet, de "Modern family". Essa foi a primeira indicação dele, que interpreta um pai de família homossexual na atração. Logo depois, Jane Lynch foi premiada como a melhor atriz coadjuvante da categoria, por "Glee".
A partir de então, "Glee" e "Modern family" travaram uma batalha para saber qual seria a comédia mais premiada da noite. A primeira levou como melhor roteiro, enquanto, a segunda, por direção e elenco. Apenas no último prêmio da noite, o de melhor série cômica, o tira-teima foi definido: "Modern family" superou todo o favoritismo da série musical que é um fenômeno pop.
Como melhor ator de comédia, Jim Parsons, de "The Big bang theory", foi uma grata surpresa, assim como Edie Falco, escolhida como melhor atriz cômica. O Emmy por "Nurse Jackie" é o quarto de sua carreira - os outros foram por "Família Soprano".
Dentre os prêmios dramáticos, "Breaking band" conseguiu uma dobradinha: Aaaron Paul foi eleito o melhor ator coadjuvante, enquanto Bryan Cranston venceu como principal, pela terceira vez consecutiva. Como atriz coajduvante deu Archie Panjabi, de "The good wife", enquanto Kyra Sedgwick ganhou seu primeiro Emmy por "The closer", após ser indicada quatro vezes pelo papel da detetive Brenda Leigh Johnson
Já "Mad men" e "Dexter" venceram por melhor roteiro e direção na categoria. "Mad men", aliás, confirmou seu favoritismo e foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como melhor seriado dramático. E também levou o prêmio de melhor elenco.
Na categoria de minissérie ou filme para a TV, os prêmios foram bastante divididos, apesar da ampla dominação das atrações da HBO. O drama "Temple grandin", cinebiografia sobre uma cientista com Síndrome de Asperger, ganhou quase todos os principais prêmios individuais para os atores, incluindo o de melhor filme para TV.
O veterano Al Pacino ganhou como melhor ator de minissérie ou filme para TV, por "You don't know Jack". Já o épico de guerra "The pacific" foi eleito a melhor minissérie.
Veja abaixo a lista dos vencedores do Emmy 2010:
Melhor série dramática
"Mad men"
Melhor ator de drama
Bryan Cranston, "Breaking bad"
Melhor atriz de drama
Kyra Sedgwick, "The closer"
Melhor ator coadjuvante de drama
Aaron Paul, "Breaking bad"
Melhor atriz coadjuvante de drama
Archie Panjabi, "The good wife"
Melhor série cômica
"Modern family"
Melhor ator de comédia
Jim Parsons, "The big bang theory"
Melhor atriz de comédia
Edie Falco, "Nurse Jackie"
Melhor ator coadjuvante de comédia
Eric Stonestreet, "Modern family"
Melhor atriz coadjuvante de comédia
Jane Lynch, "Glee"
Melhor minissérie
"The pacific"
Melhor filme para TV
"Temple grandin"
Melhor ator em minissérie ou filme para a TV
Al Pacino, "You don't nnow Jack"
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV
Claire Danes, "Temple grandin"
Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV
David Strathairn, "Temple grandin"
Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Julia Ormond, "Temple grandin"
Melhor reality show de competição
"Top chef"
Melhor programa de variedades, música ou comédia
"The Colbert report"
Comentários