POLÍTICA
Internet pode ajudar indeciso a escolher candidato a prefeito
Número de indeciso nas duas maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande, chegam a 18% e 7%, respectivamente.
Publicado em 30/09/2012 às 8:00
As eleições municipais acontecem no próximo domingo, mas a uma semana do pleito ainda há eleitores com dúvidas sobre quem escolher para prefeito e vereador de sua cidade nos próximos quatro anos. Em grandes centros da Paraíba, como João Pessoa e Campina Grande, segundo pesquisa do Ipespe, contratado pelo JORNAL DA PARAÍBA, a média de indecisos chega a 18% e 7%, respectivamente. Para auxiliar na escolha, a internet tem sido uma ferramenta de fundamental importância pela facilidade ao acesso e atualização em tempo real das informações.
“Quando elegemos um candidato colocamos o nosso futuro e o de toda a nossa cidade nas mãos de quem vai nos representar.
Cada eleitor é responsável pelo seu voto. Escolher coerentemente o melhor gestor para a cidade é não apenas um direito como uma obrigação”, defende o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), juiz Miguel de Britto Lyra Filho.
Para o juiz corregedor, não só os indecisos como todos os eleitores precisam praticar o 'voto limpo' e usar os recursos disponíveis para melhor escolher seus candidatos. “Hoje em dia a internet é uma grande ferramenta. O próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os Tribunais de Contas dos Estados e da União disponibilizam dados sobre os candidatos. Acompanhar o que divulga a imprensa também auxilia nessa difícil escolha”, comenta.
Miguel de Britto Lyra Filho recomenda ainda para o eleitorado indeciso a consulta aos sites oficiais dos postulantes. “A maioria dos candidatos possui site ou blog oficial para campanha e também Twitter. No site do seu candidato, ache o Twitter oficial e comece a seguir, para entender o que seu candidato pensa sobre os assuntos comentados diariamente”, recomenda.
Sites de notícias e blogs políticos à parte, na internet é possível também encontrar sites de ONGs e oficiais do governo, como portais da transparência de governo e municípios.
Comentários