icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fé e devoção nas ruas de João Pessoa durante procissão

Imagens saíram de pontos diferentes da capital e se encontraram na Praça dos Três Poderes, no centro.

Publicado em 31/03/2012 às 6:30


Centenas de católicos participaram na tarde de ontem nas ruas do centro de João Pessoa, da tradicional procissão do Encontro das imagens do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. Durante o ato de fé, o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, lembrou que a procissão representa um momento de reflexão para os fiéis que se preparam para o início da Semana Santa.

O ato de fé teve início com uma missa celebrada por dom Aldo na igreja da Misericórdia. Em seguida, a imagem do Senhor dos Passos foi levada em procissão comandada pelo arcebispo dom Aldo pelas ruas do Centro. A procissão refez sete das 15 estações da Via Sacra. “O sentido da caminhada é seguir os passos de Nosso Senhor, a via crucis de Cristo, condenado injustamente e morto na cruz”, explicou.

Da igreja do Carmo saiu a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Com um véu roxo e uma veste no tom azul escuro, ela foi carregada em um o andor levado por alunos oficiais da Polícia Militar. O cortejo foi seguido por fiéis e integrantes da Ordem 3ª do Carmo enquanto a banda 5 de Agosto da Prefeitura Municipal tocava cânticos marianos.

A pensionista Dete Fernandes Araújo, 74 anos, fez todo o trajeto descalça. “É uma tradição que tenho desde pequena fazer a procissão descalça. Assim, eu sinto que Deus perdoa meus pecados”, explicou. Durante a passagem da procissão, comerciantes e clientes saíram dos estabelecimentos. “É uma procissão muito emocionante”, relatou a doméstica Maria de Lourdes que estava em uma sapataria.

Um dos momentos mais esperados da procissão, o encontro do Senhor dos Passos com Nossa Senhora aconteceu na praça João Pessoa. Em frente ao Tribunal de Justiça, as imagens ficaram lado a lado e o arcebispo subiu as escadarias do tribunal para falar à multidão. “Este encontro é um momento de comunhão, de uma presença que muitas vezes experimenta o sacrifício, o prazer de podermos dar o melhor de nós mesmos, de forma muito carinhosa, comovida e emergencial no momento em que as pessoas sofrem. Foi numa dessas circunstâncias cruciais do mistério das trevas, da rejeição, do abandono e do ódio, no entanto transformada em encanto e doçura graças à presença da mãe de Jesus”, disse. Após a preleção do arcebispo, a procissão seguiu até a Igreja do Carmo, na Praça Dom Adauto, onde foi encerrada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp