VIDA URBANA
Sai lista do projeto Cidades Digitais
Entre os 36 municípios nordestinos beneficiados com o projeto, nove são paraibanos; resultado foi divulgado nesta segunda-feira (2).
Publicado em 03/07/2012 às 6:00
Nove municípios paraibanos foram selecionados para integrar o projeto piloto 'Cidades Digitais'. O resultado com as 80 cidades selecionadas foi divulgado ontem pelo Ministério das Comunicações. O governo federal pretende melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público à banda larga.
As cidades paraibanas de Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Esperança, Itaporanga, Lagoa Seca, Nova Floresta, Pocinhos, Queimadas e São João do Rio do Peixe estão entre os 36 municípios da região Nordeste que serão beneficiados. As cidades contempladas foram escolhidas a partir de uma lista de 192 municípios, com os critérios de: municípios de até 50 mil habitantes, localizados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones), disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede, e cidades com menor índice de desenvolvimento.
De acordo com Lygia Pupatto, secretária de Inclusão Digital do ministério, esses critérios visam a diminuir as diferenças de inclusão digital no país. "Queremos contribuir para que o país tenha gestões públicas cada vez mais transparentes. Essa é uma forma de evitarmos inclusive a [prática de] corrupção. Ao mesmo tempo, ajudará na prestação de serviços públicos como marcação de consultas nas unidades públicas de saúde, acompanhamento escolar das crianças que estudam nas escolas públicas e pagamento do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbanao] via internet. Além disso, dará maior publicidade às licitações feitas pelas prefeituras", justificou.
Comentários