VIDA URBANA
Professores federais e municipais de Campina param nesta terça
UFCG e IFPB paralisam atividades por um dia. Professores da rede municipal começam greve para reivindicar piso salarial nacional.
Publicado em 04/07/2011 às 21:47
Da Redação
Campina Grande vai ficar sem aulas nos âmbitos municipal e federal nesta terça-feira (5). Enquanto os servidores e professores da UFCG e do IFPB vão participar do dia nacional de paralisação, como atividade da campanha salarial 2011, os professores da rede municipal iniciam uma greve por tempo indeterminado, reivindicando o piso salarial nacional.
Os servidores públicos federais da educação de todo o país vão fazer, nesta terça-feira, um dia nacional de paralisação como atividade da campanha salarial 2011, para pressionar o Governo Federal a negociar com a categoria. Em Campina, os professores da UFCG e do IFPB vão participar da programação de aulas públicas e fornecimento de serviços de saúde à população, que vai acontecer na Praça da Bandeira das 9h às 11h30.
Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – ANDES-SN, Marina Barbosa, os docentes das universidades federais estarão participando da paralisação e estão construindo uma radicalização do segmento com uma greve geral por tempo indeterminado a partir de agosto.
Já na rede municipal, os professores decidiram por maioria de votos, em assembleia geral nesta segunda, começar uma greve a partir desta terça. As aulas já foram suspensas nesta segunda para que a categoria participasse da assembleia. A paralisação segue até que a Prefeitura implemente o piso salarial nacional, que corresponde a R$ 1.187 para 40h de trabalho. A esse valor, ainda tem que ser aplicada a proporcionalidade referente à carga horária dos professores de Campina Grande.
A paralisação já era esperada, já que os professores, em uma outra assembleia realizada no começo de junho já haviam decidido entrar em greve depois do recesso de São João.
Comentários