VIDA URBANA
Hospital de Trauma de João Pessoa aumenta equipe na Semana Santa
Número de profissionais de saúde deve aumentar em 30% no hospital. O reforço deve permanecer na unidade até segunda-feira.
Publicado em 02/04/2015 às 15:48
O Hospital de Trauma de João Pessoa recebe um reforço na equipe médica e multidisciplinar a partir desta quinta-feira (2). O número de profissionais de saúde deve aumentar em 30% no hospital. Isso para atender as ocorrências do feriado da Semana Santa. O reforço deve permanecer até as primeiras horas da segunda-feira (6).
O diretor técnico da instituição, Edvan Benevides, ressaltou a importância da doação de sangue, algo que é vital no atendimento de vítimas de acidentes graves. “Para mantermos o estoque no período da Semana Santa, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas”, disse.
Além do Trauma da capital, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) montou um esquema especial para o funcionamento de outras unidades de saúde da Paraíba neste período da Semana Santa.
No Hospital Edson Ramalho, também em João Pessoa, o funcionamento será normal, exceto para a parte de atendimento ambulatorial e consultas, que fecha na quinta e retorna na segunda-feira.
“Urgência, emergência, maternidade, laboratórios, raio-x e vários outros setores do hospital seguem suas atividades normalmente”, informou o diretor administrativo, major Pontes.
Especializado em doenças infecto-contagiosas, o Hospital Clementino Fraga, na capital, funciona durante 24h em todo o feriado e fim de semana. O ambulatório funcionou até quarta-feira (1) e deve retornar apenas após o feriado.
A Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, é outra unidade de saúde que funcionará normalmente durante todo o feriado. A parte administrativa da unidade estará fechada a partir de quinta-feira e permanecerá assim até a segunda-feira, porém com um funcionário de plantão.
Campina e outras cidades do interior
No Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande, a equipe será a mesma de dias considerados normais e a unidade funcionará durante 24 horas. “Trabalhamos em esquema especial todo o tempo. Somos a maior unidade em toda a Paraíba, o maior movimento de todo o Estado”, explicou o diretor geral, Geraldo Medeiros.
Assim como em Campina, o Hospital Regional de Pombal vai funcionar normalmente durante 24h. Além da equipe de plantão, outros seis funcionários ficarão em sobreaviso para alguma eventualidade, incluindo profissionais da administração.
Já em Cajazeiras, o Hospital Regional e a Maternidade terão plantões normais das equipes de saúde e uma dupla de coordenadores estará de plantão para dar suporte na parte administrativa.
Em Sousa, a urgência, emergência e internação vão funcionar durante 24h, no Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes. A administração contará com dois profissionais em regime de plantão.
“Nesta época do ano, observamos que o número de acidentes automobilísticos aumenta, especialmente em virtude do uso de bebidas alcoólicas. Nossa equipe de profissionais segue a mesma, entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros”, disse a diretora administrativa do hospital de Sousa, Fabiana Ferreira.
No Hospital Regional de Patos, as equipes trabalharão normalmente, em regime de plantão. A administração ficará fechada a partir de quinta-feira, com retorno depois da Semana Santa.
“Teremos equipes de plantão na urgência, emergência e traumato-ortopedia, principal foco dos atendimentos, tendo em vista que nesta época aumenta a quantidade de acidentes de moto e carro”, comentou a diretora administrativa, Liliane Abrantes de Sena.
Ainda em Patos, a Maternidade Peregrino Filho segue normalmente com as atividades, durante 24h, já que funciona em caráter de urgência. A administração fecha quinta e sexta-feira.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos municípios de Santa Rita, Guarabira, Cajazeiras e Princesa Isabel funcionarão normalmente, durante 24h.
Hemocentro
O Hemocentro de João Pessoa funcionou até o começo da tarde de quinta-feira e, na sexta-feira, estará fechado. No sábado, a unidade retorna ao horário normal, que é das 7h às 17h.
Em Campina Grande, o Hemocentro também fecha quinta e sexta-feira. A unidade funcionará das 7h às 12h30 do sábado (4) . O atendimento ao paciente e a distribuição de bolsas de sangue, entretanto, funcionam 24h.
Comentários