icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Novo plano de fiscalização pretende conter caos no trânsito de JP

STTrans anunciou medidas para tentar reduzir congestionamentos,  carros estacionados de forma indevida nas calçadas e número de acidentes em JP.

Publicado em 09/12/2009 às 18:06

Da Redação
Com informações da Assessoria da STtrans

Diante de um quadro cada vez mais caótico, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa anunciou uma série de medidas para tentar reduzir os congestionamentos, os carros estacionados de forma indevida nas calçadas e o número de acidentes.

A iniciativa começa já a partir desta quinta-feira (10) com o novo Plano de Operação de Fiscalização, que conta com reforço especial nas regiões do Centro e da praia, onde estão localizados os “pontos críticos” do trânsito nesta época do ano, devido ao grande fluxo de veículos que circulam em tais áreas.

“Nós redistribuímos nossos agentes de trânsito pela cidade, que também trabalharão em horários diferenciados. Por meio de monitoramento e fiscalização mais eficazes do sistema viário, o plano visa manter uma mobilidade contínua, reduzindo os congestionamentos e garantindo a segurança de pedestres e de veículos”, destacou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

No Centro, cujo movimento de pessoas e veículos aumenta consideravelmente durante esta época devido às compras de final de ano, agentes de trânsito ficarão posicionados em pontos estratégicos durante todo o dia, monitorando as áreas de maior movimento comercial. Ao todo serão 37 agentes fixos, quatro em motocicleta, além de um supervisor com viatura móvel no período diurno.

Já no período da noite, os agentes de trânsito permanecerão nas áreas que dão acesso ao Shopping Tambiá, pois neste horário há o aumento do fluxo de pedestres e de veículos. A STTrans atuará de forma mais intensiva nos semáforos da área central da avenida Epitácio Pessoa e da Rui Carneiro, além da avenida Piauí, que dá acesso à BR-230.

Na região da orla marítima, a STTrans também montou um esquema para garantir a fluidez do tráfego, segurança e acessibilidade de pedestres. As ações serão intensificadas no trecho entre o bairro do Cabo Branco ao de Manaíra, onde serão escalados quatro agentes ciclistas, um supervisor em viatura móvel e mais dois agentes de trânsito por turno. A noite serão distribuídos oito agentes fixos no trecho do Centro Turístico à Feirinha de Tambaú, no Shopping Manaíra e no Busto de Tamandaré. A fiscalização também será reforçada por mais dois motociclistas de dia e de noite.

Além da intensificação da fiscalização, a equipe de educação para o Trânsito e Transportes da STTrans fará ações educativas em vários pontos da cidade, com o objetivo de orientar os motoristas sobre aspectos que garantam a segurança no trânsito.

“A nossa orientação aos condutores é que evitem colocar veículos em calçadas, estacionar em locais onde existam placas proibitivas e estacionar em fila dupla, principalmente na área central. Aqueles que cometerem infrações serão punidos, pois nós realizaremos uma fiscalização ostensiva, como forma de garantir a fluidez do trânsito e evitar transtornos à população”, comentou a superintendente.

Entenda o problema

As medidas foram anunciadas menos de uma semana depois da reportagem do Jornal da Paraíba publicar uma radiografia do trânsito pessoense e estimar que se nada for feito, em cerca de 15 anos os pessoenses vão enfrentar “a mesma via-crúcis vivenciada em metrópoles como São Paulo”.

Especialistas dizem que dois problemas principais provocaram este caos: a falta de planejamento e o aumento exagerado do volume de automóveis circulando na cidade (o que no futuro poderia obrigar a existência dos rodízios em João Pessoa).

A reportagem do JP mostra que serão necessários “novos e bem elaborados estudos, estruturados nas necessidades das pessoas, conforme o perfil de cada morador”.

Sobre o número de veículos existentes na cidade, João Pessoa registreu um aumento de 103% entre janeiro de 2000 e outubro de 2009. Há nove anos, havia 100.427 veículos espalhados na Capital, enquanto que no mês passado eram 204.322. No mesmo período, o crescimento da população pessoense foi de 18%. Em relação às motocicletas, a evolução foi de 347%, saltando de 10.438 em 2000 para 46.691 registrados em outubro de 2009.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp