VIDA URBANA
Doutores da Brincadeira promovem panfletagem neste sábado
Objetivo é divulgar a realização da Blitz do Brinquedo, programada para o dia 11. Inscrições de voluntários acontece na próxima semana.
Publicado em 03/09/2010 às 15:57
Da Redação
Com Assessoria UFCG
Os próximos dias prometem ser bastante agitados para os integrantes do Projeto Doutores da Brincadeira, realizado pelo Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Na manhã deste sábado (4), a turma vai realizar uma panfletagem na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande, com o objetivo de divulgar a realização da Blitz do Brinquedo, programada para o dia 11. A ação, que contará com a colaboração de alunos do Colégio das Lourdinas, está prevista para começar às 9h.
Da próxima quinta (9) até o sábado (11), serão realizadas as inscrições para voluntários brinquedistas (novatos e veteranos).
Dentre as atribuições dos brinquedistas está a manutenção da escala de funcionamento da Brinquedoteca da Pediatria do HUAC, cujo funcionamento é mantido de segunda a domingo. “É preciso também que o voluntário atue no empréstimo e recebimento de livros, converse com as crianças internadas, conte histórias, dê aconselhamentos e, principalmente, divirta-se brincando com pacientes e mães acompanhantes”, explica o coordenador do projeto, o psicólogo Eugênio Felipe.
Para ser mais um “Doutor da Brincadeira”, basta ir à sala do GTH, localizada no Hospital Universitário, no bairro São José, nos horários das 9h às 12h30. Serão necessárias duas fotos 3x4, cópia da identidade e uma taxa de R$ 15, valor destinado à confecção do caderno de textos do treinamento, do crachá e do colete de fardamento.
Brinquedoteca
Em funcionamento desde agosto de 2009, a Brinquedoteca já atendeu mais de 200 mil pacientes internados na pediatria do HUAC. Ao longo destes anos, já passaram pelo projeto mais de 2 mil voluntários.
O acervo da Brinquedoteca é mantido, exclusivamente, por doações. Podem ser ofertados materiais novos ou usados, a exemplo de brinquedos, jogos, livros, revistas, gibis, itens de higiene pessoal, material artístico-escolar e até roupas de qualquer manequim infanto-juvenil ou feminino adulto.
Para as crianças que estão internadas no Hospital, os benefícios da Brinquedoteca são inúmeros. É o que revela Eugênio Felipe. “Dentro do espaço lúdico, as crianças ficam aliviadas do quadro de dores e angústias típicas da hospitalização, o ambiente auxilia a prevenir transtornos psíquicos relativos à internação, atua como suplemento emocional para o sistema imunológico, bem como ajuda a humanizar o ambiente e as relações sociais”, declara o psicólogo.
Comentários