icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Botafogo e Campinense vão agora duelar no tapetão

Presidente da Raposa confirma que clube vai entrar com ação hoje no TJD-PB contra o Belo.

Publicado em 05/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:01

O clássico entre Botafogo e Campinense parece que não acabou na delegacia - o que já seria incomum para uma partida de futebol. Só que depois de dois jogos tensos no quadrangular final do Campeonato Paraibano, com direito a provocações, brigas e polêmicas, mas um capítulo dessa "guerra" está por vir.
É que o presidente rubro-negro, William Simões, confirmou que vai ingressar com uma ação nesta sexta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PB), alegando que o técnico Roberto Fonseca não poderia trabalhar na partida da última quarta-feira, no Almeidão.

A denúncia do Campinense está fundamentada no novo texto do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, aprovado em 19 de dezembro de 2014.
Segundo o Artigo 52, "o atleta e o membro de comissão técnica que forem expulsos de campo ou do banco de reservas ficarão automaticamente impedidos de participar da partida subsequente, independentemente do mérito e da data da decisão do julgamento da infração disciplinar pelo STJD".

Roberto Fonseca foi expulso de campo na partida contra o próprio Campinense, semana passada, no Amigão. Ele, inclusive, ficou na arquibancada em meio aos torcedores botafoguenses.

"O Campinense vai brigar por seus direitos. O técnico do Botafogo não poderia nunca trabalhar nessa partida. Uma situação igual a essa aconteceu com o (Francisco) Diá, que não pôde comandar o nosso time na partida contra o Bahia, pela Copa do Nordeste. Então, estamos tranquilos quanto a isso", avisou William Simões.
O presidente raposeiro acredita numa punição ao Botafogo, o que pode deixar o caminho aberto para o seu clube ser campeão paraibano.

"O Regulamento Geral da CBF é muito claro. Não vejo como possa existir outra interpretação. Estamos juntando toda a documentação necessária e já nesta sexta-feira vamos ingressar com a ação. A princípio, no TJD-PB", reforçou Simões, deixando claro que pode buscar outras instâncias, se for necessário.

VICE-PRESIDENTE DO BELO IRONIZA RIVAL
No lado do Botafogo, o clube se mostra tranquilo. O vice-presidente Breno Morais entende que o regulamento específico do Campeonato Paraibano não adota o RGC para questões disciplinares.

O dirigente cita o Artigo 2 do estadual, que diz o seguinte: "Como ocorre em todas as competições organizadas pela FPF, o Campeonato Paraibano subordina-se às Normais Especiais deste Campeonato e ainda ao Regulamento Geral de Competições que trata do sistema de disputa e outros assuntos específicos desse certame".

"Ora, está claro que o Regulamento Geral de Competições só é aplicado no Campeonato Paraibano para questões de disputa, ou seja, a quantidade de pontos por vitória, por exemplo. Em relação às questões disciplinares, são aplicadas as normas especiais, que não preveem nenhuma suspensão para técnico expulso em um jogo anterior. Você lembra de algum técnico que cumpriu suspensão no Campeonato Paraibano, após ter sido expulso em um jogo?", indagou Breno.
O dirigente botafoguense aproveitou para cutucar o rival, ironizando a tentativa do Campinense de ganhar no tapetão.

"Eles deveriam ser competentes ganhando dentro de campo. E não foram. Perderam para a gente. Fora de campo também não vão ganhar. O Botafogo entende que todo mundo tem o direito de reclamar, de ir à Justiça. Mas vão perder de novo", avisou.
A intenção do Campinense é fazer com que o Botafogo seja indiciado no Artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê a perda de três pontos (mais aqueles obtidos na partida, no caso os três da vitória). Se isso acontecesse, o Belo ficaria zerado no quadrangular final, já que perderia os seis pontos que conquistou até aqui.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp