VIDA URBANA
Índigenas liberam funcionários da Funai que estavam reféns
Funcionários estavam sendo feitos reféns desde a última terça-feira (14), quando chegaram à Paraíba para a realização de um disgnóstico etnoambiental.
Publicado em 17/09/2010 às 7:45
Natália Xavier
Os funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) que estavam sendo feitos reféns na Aldeia de São Francisco, localizada no Município de Baía da Traição, no Litoral Norte do Estado, foram libertados na noite da última quinta-feira (16).
A liberação aconteceu depois que a Funai garantiu atender as reivindicações dos indígenas e se comprometeu a instalar uma Unidade Gestora da Fundação na Paraíba e restaurar equipamentos das aldeias.
Sete funcionários da Funai, que vieram a Paraíba para a realização de um diagnóstico etnoambiental foram surpreendidos na última terça-feira (14) e levados para a Aldeia. Na quarta-feira, a Funai agendou a reunião que aconteceu ontem e quatro dos sete reféns foram liberados e puderam voltar a pousada para dar prosseguimento ao trabalho.
Segundo o Capitão Potiguara, a ação foi realizada em protesto contra a falta de atenção dada pelo órgão nacional às aldeias na Paraíba. Os reféns só seriam liberados se as reivindicações fossem atendidas.
Comentários