VIDA URBANA
PMJP conclui dragagem na lagoa do Parque Solon de Lucena
Estava prevista uma visita de inspeção do prefeito Luciano Cartaxo às obras nesta segunda-feira, mas ela foi cancelada por incompatibilidade de agenda.
Publicado em 15/12/2014 às 11:31
A Prefeitura Municipal de João Pessoa conclui nesta segunda-feira (15) o serviço de dragagem na Lagoa do Parque Solon de Lucena. O trabalho de desassoreamento fez com que a profundidade do reservatório fosse elevada para 3,8 metros. A medida é essencial para acabar com os alagamentos, um dos problemas históricos do local, recorrente em períodos chuvosos.
Além da dragagem, agora encerrada, continuam as obras de construção do túnel, que será peça chave para acabar com o risco de alagamento na Lagoa no período de chuva mais intensa. A obra, que já atingiu 182 metros de escavação utilizando um método de trabalho não destrutivo, vai garantir o escoamento do excesso de água da Lagoa.
Estava prevista uma visita de inspeção do prefeito Luciano Cartaxo às obras nesta segunda-feira, mas ela foi cancelada por incompatibilidade de agenda. O túnel, que começa na Avenida Padre Meira, se estenderá até a Avenida Guedes Pereira, em frente ao Paço Municipal, onde se integrará à rede de canais que escoam as águas pluviais até o Rio Sanhauá. No total, ele terá 684 metros, dos quais 160 já foram escavados.
“Esta é uma obra que vai trazer um impacto muito positivo no projeto final de revitalização do Parque Solon de Lucena e que tem sido muito exitosa por estar sendo realizada sem afetar a vida da população”, destacou o secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade. “Com a utilização do método não destrutivo, estamos conseguindo viabilizar a obra sem a interdição de avenidas e prejuízos ao trânsito”, explicou.
A primeira etapa da obra foi a construção de um poço vertical, localizado na Avenida Padre Meira, entrada para o anel interno da Lagoa. O poço, que possui oito metros de profundidade, dá acesso ao túnel, que possui dois metros de diâmetro, o suficiente para que homens e máquinas possam transitar com segurança.
Comentários