icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais de uma pessoa por dia inicia luta contra HIV

Número de paraibanos que contraíram o vírus HIV subiu para 2.325; falta de diálogo e resistência em usar preservativo são principais causas.

Publicado em 22/05/2012 às 6:30


Trinta e oito pessoas iniciaram o tratamento contra a Aids apenas no mês passado, na Paraíba. A média ficou acima de um caso por dia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com os novos registros, subiu para 2.325 o número de paraibanos que lutam contra a doença, atualmente. Deste total, 2.295 são adultos e 30 possuem menos de 12 anos. Ausência de diálogo na família e resistência em usar preservativos são as principais causas desse aumento.

Em João Pessoa, existem 1.540 pessoas com diagnóstico positivo da doença, segundo o coordenador da Central de Testagem e Aconselhamento de Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) da Secretaria Municipal de Saúde, Roberto Maia.

Para ele, o que mais impressiona é a quantidade de mulheres infectadas pela doença. “Antes, a maioria dos portadores era do sexo masculino, mas estamos percebendo a prevalecência dos casos entre mulheres. Aquelas que são donas de casa e possuem mais de 50 anos já representam quase 17% dos registros. Ao todo, as mulheres, somando todas as faixas etárias, somam 35% dos portadores”, conta.

Para o especialista, o principal motivo é a falta de diálogo e a resistência em usar preservativos. “Essas mulheres que possuem mais de 50 anos vêm de uma geração que sente dificuldades de falar de sexo e de exigir que o marido use preservativos durante as relações sexuais”, observa.

Para conscientizar a população, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a campanha “Segurança da Mulher”, que envolve uma série de ações educativas. “Queremos conscientizar as mulheres sobre o risco de fazer sexo sem camisinha. Elas devem discutir o assunto e exigir o preservativo, até mesmo durante relações com seu marido”, enfatiza Roberto.

A SES também intensificou os trabalhos para deter o avanço da Aids entre as mulheres. No entanto, focou as ações também com os presos. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, durante os cinco primeiros meses deste ano, foram feitos 12 mil testes rápidos de diagnóstico da doença em presidiários, profissionais do sexo e gestantes, considerados os grupos mais vulneráveis ao contágio do vírus HIV.

Além disso, a Secretaria equipou os três centros de Testagem e Aconselhamento, instalados nas cidades de Campina Grande, Princesa Isabel e João Pessoa, para agilizar o atendimento à população. Nas outras cidades, as pessoas também podem buscar auxílio nas Unidades de Saúde da Família, que as encaminham para as instituições especializadas.

Os pacientes que são diagnosticados com o vírus HIV são enviados para uma das três instituições credenciadas a fazer o tratamento no Estado. Duas ficam em João Pessoa e são o Complexo Hospitalar Clementino Fraga e o Hospital Universitário Lauro Wanderley. A terceira é o Hospital Universitário Alcides Carneiro, localizado em Campina Grande.

Nesses locais, os pacientes são avaliados por médico infectologista e realizam novos exames para identificar se existe a necessidade de iniciar o tratamento com antirretrovirais. Das três unidades de saúde, o Clementino Fraga, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas da Paraíba, é o que atende à maior demanda.

São cerca de 30 mil pacientes em tratamento contra a Aids e outros nove tipos de doenças, atualmente, na instituição. Além de consultas médicas, exames e acompanhamento com diversas especialidades, a instituição fornece os medicamentos prescritos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp