icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Após período de seca, chuvas fortes causam prejuízos no Sertão

Alguns moradores comemoram e outros enfrentam imprevistos. Temporal com raios alagou São Mamede. Em Cajazeiras, árvore caiu e deixou duas pessoas feridas.

Publicado em 22/10/2010 às 11:40

Karoline Zilah
Com foto do Diário do Sertão

Após quase dois meses sem sinal de chuva, várias cidades do Cariri e do Sertão paraibano enfrentaram uma noite de temporal na quinta-feira (21). A situação era tão preocupante que o Estado já homologou situação de emergência em mais de 60 municípios somente este ano.

Enquanto moradores de algumas cidades comemoram o aumento no nível de reservatórios que estavam quase secos, em Cajazeiras uma árvore caiu e deixou duas pessoas feridas. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), na rua Juvêncio Correios, no Centro da cidade, em frente às agências dos Correios e do Banco do Brasil.

O Samu e o Corpo de Bombeiros foram chamados para resgatar as vítimas, que ficaram entre os galhos da árvore e retirar pedaços da planta da rua. O acidente comprometeu a rede elétrica, pois um poste ameaça cair depois que teve sua fiação puxada por um galho.

Ficaram feridos João Bosco de Lira, de 74 anos, e Djalma Pessoa Ferreira, de 51. Eles chegaram ao Hospital Regional de Cajazeiras apresentando ferimentos leves e foram submetidos a exames de raio-X. O hospital informou que os pacientes aguardam a chegada de um ortopedista, mas passam bem e estão em observação.

A queda, de acordo com os bombeiros, pode ter sido causada pelas fortes chuvas que caíram em Cajazeiras nesta noite. Conforme a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), foi registrado nesta noite um índice de 53,2 milímetros de chuva na cidade.

O habitual no mês de outubro para a região do Sertão paraibano fica entre 10 e 15 milímetros de chuva. O maior volume foi registrado em Pombal: 85,5 milímetros. O segundo maior índice foi em São Mamede, com 58,2mm. Sumé, no Cariri, também teve uma noite atípica para este mês: 51mm de chuva.

A reportagem da TV Paraíba registrou o temporal com relâmpagos e raios que ocorreu na última noite na cidade (assista no vídeo acima). Foram quase duas horas de chuva forte, o suficiente para alagar a região central da cidade em pouco tempo.

Sousa e os municípios vizinhos sofreram um blecaute e passaram a noite da quinta-feira e parte da madrugada desta sexta sem energia.

A meteorologista Marle Bandeira explicou que o fenômeno é isolado e que pode estar associado a uma frente fria que causou chuva na Bahia e instabilidade no Nordeste. A previsão é de mais chuvas isoladas com intensidade de moderada a forte, localizadas neste fim de semana nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp