VIDA URBANA
Após período de seca, chuvas fortes causam prejuízos no Sertão
Alguns moradores comemoram e outros enfrentam imprevistos. Temporal com raios alagou São Mamede. Em Cajazeiras, árvore caiu e deixou duas pessoas feridas.
Publicado em 22/10/2010 às 11:40
Karoline Zilah
Com foto do Diário do Sertão
Após quase dois meses sem sinal de chuva, várias cidades do Cariri e do Sertão paraibano enfrentaram uma noite de temporal na quinta-feira (21). A situação era tão preocupante que o Estado já homologou situação de emergência em mais de 60 municípios somente este ano.
Enquanto moradores de algumas cidades comemoram o aumento no nível de reservatórios que estavam quase secos, em Cajazeiras uma árvore caiu e deixou duas pessoas feridas. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), na rua Juvêncio Correios, no Centro da cidade, em frente às agências dos Correios e do Banco do Brasil.
O Samu e o Corpo de Bombeiros foram chamados para resgatar as vítimas, que ficaram entre os galhos da árvore e retirar pedaços da planta da rua. O acidente comprometeu a rede elétrica, pois um poste ameaça cair depois que teve sua fiação puxada por um galho.
Ficaram feridos João Bosco de Lira, de 74 anos, e Djalma Pessoa Ferreira, de 51. Eles chegaram ao Hospital Regional de Cajazeiras apresentando ferimentos leves e foram submetidos a exames de raio-X. O hospital informou que os pacientes aguardam a chegada de um ortopedista, mas passam bem e estão em observação.
A queda, de acordo com os bombeiros, pode ter sido causada pelas fortes chuvas que caíram em Cajazeiras nesta noite. Conforme a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), foi registrado nesta noite um índice de 53,2 milímetros de chuva na cidade.
O habitual no mês de outubro para a região do Sertão paraibano fica entre 10 e 15 milímetros de chuva. O maior volume foi registrado em Pombal: 85,5 milímetros. O segundo maior índice foi em São Mamede, com 58,2mm. Sumé, no Cariri, também teve uma noite atípica para este mês: 51mm de chuva.
A reportagem da TV Paraíba registrou o temporal com relâmpagos e raios que ocorreu na última noite na cidade (assista no vídeo acima). Foram quase duas horas de chuva forte, o suficiente para alagar a região central da cidade em pouco tempo.
Sousa e os municípios vizinhos sofreram um blecaute e passaram a noite da quinta-feira e parte da madrugada desta sexta sem energia.
A meteorologista Marle Bandeira explicou que o fenômeno é isolado e que pode estar associado a uma frente fria que causou chuva na Bahia e instabilidade no Nordeste. A previsão é de mais chuvas isoladas com intensidade de moderada a forte, localizadas neste fim de semana nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba.
Comentários