VIDA URBANA
Médicos fazem capacitação
Processo de capacitação de uma semana com médicos estrangeiros acontece no Cefor da Secretaria de Estado de Saúde
Publicado em 17/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:37
Os 13 médicos estrangeiros que vão atuar na Paraíba, a partir do próximo dia 23, iniciaram na manhã de ontem um processo de capacitação de uma semana no Centro de Formação (Cefor) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em João Pessoa, onde participarão de atividades durante todo o dia, para se adequar à realidade do Estado. Durante esse período, os médicos ficarão hospedados em uma pousada na praia de Tambaú e depois seguirão para os municípios de destino.
Os profissionais estrangeiros, contratados através do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, desembarcaram no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, na manhã do último sábado.
Segundo os próprios médicos, a expectativa de atuação e recepção nas cidades do interior da Paraíba é bastante positiva e afirmam não ter dificuldades de comunicação, como explicou a médica cubana, especialista em medicina geral e professora em uma universidade de ciências médicas em Cuba Minna Blanco.
“Apesar das poucas diferenças, o português é muito parecido com o espanhol e a língua não representa uma dificuldade para trabalhar. O que eu quero é ajudar a população, principalmente a que é mais carente de atenção médica. Trabalhei por 5 anos na Atenção Básica na Venezuela, que é um país muito parecido com o Brasil, assim como outros da América Latina e Caribe. Já pesquisei um pouco sobre a Paraíba e Picuí, onde irei trabalhar, e adorei. Além de trabalhar com outros profissionais brasileiros, quero aprender mais sobre os costumes e culturas de vocês”, declarou.
Do total de médicos estrangeiros que vão trabalhar no Estado, nove são cubanos, além de um brasileiro formado em Cuba, que teve o diploma homologado na Espanha, dois espanhóis e um uruguaio. Os cubanos seguirão para os municípios de Aguiar, Baraúnas, Damião, Gado Bravo, Pedra Lavrada, Picuí, Santana de Mangueira, Serra Grande e Taperoá. Já os médicos espanhóis vão para as cidades de Água Branca e Baía da Traição. Cacimba de Dentro e Areia receberão os médicos brasileiro com diploma estrangeiro e o uruguaio, respectivamente.
Para o titular da SES Waldson Dias de Souza, a chegada dos médicos estrangeiros representa a qualificação da atenção básica, baseada na experiência e formação dos médicos estrangeiros e controle epidemiológico do Estado. “A expectativa é muito boa e do acolhimento ainda mais. Os médicos estão ansiosos para chegar aos municípios e começarem suas atividades. Com isso, teremos uma melhoria significativa na qualidade do acesso, sem dúvida”, afirmou.
Além dos médicos estrangeiros, Waldson de Souza ressaltou que 37 médicos brasileiros já estão atuando no Estado, e que o Ministério da Saúde já comunicou a chegada de mais 26 médicos estrangeiros para a Paraíba, totalizando 76 contemplações das cerca de 150 vagas disponíveis no Estado, até o momento.
O secretário de Estado de Saúde acrescentou que todos os municípios contemplados nessa fase do 'Mais Médicos', já estão todos preparados para receber os médicos e arcar com os custos dos mesmos. “Os prefeitos dessas cidades já preparam toda a logística de recebimento deles, como moradia, alimentação e transporte, bem como o acolhimento inicial para mostrar como é a atividade em cada município”, garantiu.
Comentários