icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Capital sedia Olimpíada Brasileira de Robótica este mês

Etapa estadual da Olimpíada será realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no próximo dia 11 de agosto.

Publicado em 07/08/2012 às 13:22

A etapa estadual da ‘VI Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2012)’ será realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no próximo dia 11 de agosto. O professor Fagner Barbosa Ribeiro, representante da etapa estadual da Olimpíada, disse que no ano passado mais de 50 equipes de escolas públicas e privadas foram inscritas. “Em 2011 existia um limite de equipes por escola, este ano não existe. Isso nos levar a crer que vamos ultrapassar e muito o número de inscritos em relação à edição passada”, afirmou.

O evento é uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A entrada é gratuita, pública e sem fins lucrativos. “A ideia é despertar o interesse de alunos e professores por ciência e tecnologia, com foco principal na robótica para inclusão tecnológica”, comentou o chefe de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco, Wetervan Fernandes.

A OBR é dividida em três modalidades: teórica, teórica/prática (Duathlon) e outra apenas prática. A modalidade Teórica é direcionada para alunos do ensino fundamental que ainda não têm conhecimento em robótica. A prova será realizada simultaneamente em todas as escolas inscritas e os representantes de cada instituição ficarão responsáveis por aplicar, corrigir, divulgar e lançar as notas e a classificação dos alunos no sistema da OBR.

A modalidade Duathlon é realizada em duas fases distintas. A primeira é constituída de uma prova teórica e será aplicada na mesma data em todas as escolas participantes. A segunda fase é uma final prática realizada com os melhores alunos de cada Estado.

Os alunos aprovados para a fase final receberão, gratuitamente, um minicurso de robótica básica ministrado pela OBR, seguido de desafios práticos em que os estudantes terão que construir e programar robôs com kits fornecidos pela organização para executar tarefas que somente serão reveladas no local da competição. Para participar da modalidade Duathlon não é necessário nenhum conhecimento prévio ou contato com a robótica.

A modalidade prática é dividida em dois níveis: o primeiro para alunos do ensino fundamental e o segundo para estudantes do ensino médio e técnico. Esta prova envolve exclusivamente robôs físicos, o que exige dos participantes um conhecimento básico em robótica.

A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos estudantes ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes).

Os estudantes devem compor equipes de no máximo 4 participantes, e os membros de um grupo devem pertencer necessariamente ao mesmo nível. Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).

A tarefa divulgada pela OBR este ano é a de resgate de vítimas. Os robôs irão percorrer um percurso pré-estabelecido, repleto de obstáculos. Cada nível terá suas especificidades e a pontuação levará em conta o tempo gasto, as manobras realizadas para evitar os obstáculos e o número de tentativas realizadas para completar a tarefa.

A prova Prática é segmentada em duas etapas: uma estadual, realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no dia 11 de agosto; e a etapa final, disputada pelos melhores alunos de cada Estado, realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR). Este ano a final da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada em Fortaleza, entre os dias 15 e 21 de outubro.

Premiações
Um dos objetivos da Olimpíada é estimular os jovens em todo o território nacional por ciência e tecnologia. Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza a distribuição de um grande número de medalhas e certificados, além de oferecer cursos gratuitos de robótica, apoiar alunos para a participação na fase final e apoiar alunos para participar da competição internacional de Robótica, a RoboCup.

As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes. Além disso, a OBR fornece certificados de participação para todos os estudantes inscritos; para as escolas que tenham um elevado número de alunos participantes e para todos os alunos premiados com medalhas, em nível estadual e nacional.

A ORB faz parte das Olimpíadas Científicas, que promovem olimpíadas de matemática, física, história do Brasil, química, astronomia e astronáutica. O evento tem o objetivo de atuar como instrumento para melhoria do ensino fundamental e médio, bem como identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas.

Confira a programação completa do evento abaixo. Mais informações pelos telefones: 3214.8303 – 3214.8270 ou acompanhe tudo sobre as olimpíadas de robótica nas mídias sociais pelo twitter: @estacaocb e na fanpage do facebook: www.facebook.com/estacaocabobranco .

PROGRAMAÇÃO:

08h - Recepção às equipes
Local: Auditório
08h15 - Reunião da Organização com os Representantes das Escolas
Local: Sala de Convenção II – Subsolo do Auditório
09h - Abertura Oficial
Local: Auditório
10h0 - Início da 1ª Rodada da Competição
Local: 2ª and. Torre Mirante
12h0 - Almoço
Local: Equipes - Sala de Prática (ao lado do estacionamento)
13h - Início da 2ª Rodada da Competição
Local: 2ª and. Torre Mirante
15h0 Início da 3ª Rodada da Competição
Local: 2ª and. Torre Mirante
17h30 Reunião dos árbitros (para resultado final)
Local: Sala de Audiovisual – 2ª and. Torre Mirante
18h Premiação
Local: 2ª and. Torre Mirante
Área para testes
Local: Salão Panorâmico - 2ª and. Torre Mirante

SERVIÇO:
VI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
Prova Prática: 11 de outubro
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, bairro Altiplano.
Informações: 3214 - 8303 / 3214- 8270

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp