CULTURA
Museu digital oferece download gratuito de mais de 10 mil HQs
Entre as polêmicas discussões sobre a digitalização de obras disponíveis para download, o Digital Comic Museum disponibiliza um acervo de mais de 10 mil edições na internet.
Publicado em 25/06/2011 às 15:27
Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba
Entre as polêmicas discussões sobre a digitalização de obras disponíveis para download, violando os direitos autorais das editoras e autores, o Digital Comic Museum (digitalcomicmuseum.com) disponibiliza um acervo de mais de 10 mil edições na internet. E melhor: tudo gratuito, sem nenhum vestígio de pirataria.
O museu binário é o maior site especializado em publicação de quadrinhos de domínio público. Todos os arquivos disponíveis foram analisados pela equipe de profissionais por trás do Digital Comic Museum. Quando confirmados que estão livres dos direitos reservados, são catalogados e colocados à disposição do público.
Para fazer os downloads, basta o internauta criar uma conta que também é gratuita. Uma enxurrada de obras da chamada era de ouro dos quadrinhos norte-americanos fazem parte do museu. A maioria das primeiras publicações é da década de 1930 e 1940, que vão desde histórias de super-heróis e caubóis, passando pelos detetives.
Com a vinda de novos modelos de e-readers e tablets para o mercado, os arquivos do Digital Comic Museum podem ser lidos pelo iPad, Motorola Xoom, Kindle, entre outros aparelhos.
Grandes entram no jogo
As grandes editoras norte-americanas não querem ficar de fora da digitalização de suas edições. Em setembro, logo depois de um evento chamado Flashpoint, a DC Comics vai passar por uma grande transformação editorial de sua linha de super-heróis, ‘zerando’ todas as suas edições para atualizar as histórias, mostrando uma abordagem mais contemporânea.
A editora de Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha anunciou que vai distribuir digitalmente as edições de número um de todas as suas 52 revistas da cronologia vigente.
De acordo com o site Skattertech.com, será difícil prever se o plano da DC resultará em algum êxito, já que uma parte significativa dos leitores estadunidenses gosta do formato impresso, principalmente pela possibilidade da revista virar item de colecionador.
O site ainda analisa que essa empreitada pode ser a oportunidade que a editora precisava para ultrapassar a rival Marvel em vendas, focando na nova geração que já está inserida no mundo digital.
O pontapé inicial do projeto será dado com o lançamento da Liga da Justiça, em 31 de agosto, com roteiro de Geoff Johns e arte de Jim Lee.
Comentários