icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Segmento de óticas lidera vendas do varejo em JP

Dados do Instituto Fecomércio mostram alta nas vendas do segmento de 11,52% em relação ao mês de julho do ano passado.

Publicado em 15/09/2012 às 6:00


Apesar do setor do comércio ter registrado desaceleração em julho, o segmento de óticas e as lojas de cine-foto-som da Grande João Pessoa lideraram a taxa de crescimento de vendas reais do varejo, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ifep). A alta de 11,52% registrada na comparação com julho do ano passado evidencia um aquecimento nas vendas do comércio em geral, especialmente devido ao aumento da renda dos paraibanos e da estabilidade nos empregos.

Para a economista da Fecomércio-PB e responsável pela pesquisa, Ivonice Marques, o ótimo desempenho da categoria pode ter sido motivado por uma série de fatores. “Esta alta deve ter sido influenciada em parte pelas promoções ocorridas no mês de julho. Já avaliando o varejo de forma geral, acredito que o crescimento das vendas é reflexo de políticas de incentivo do governo, como a redução do IPI para alguns produtos, além da manutenção do crédito e aumento real da renda do trabalhador”, enumerou.

Além desses fatores, segundo Ivonice, a oferta de produtos de qualidade e o controle da inflação vêm favorecendo de tal forma que o ano de 2012 deve apresentar uma taxa final de incremento sobre o ano passado em torno dos 6%. “As vendas variam bastante de acordo com o segmento e o período. Em junho, roupas e calçados se destacam por causa do Dia dos Namorados e o São João. As promoções oferecidas pelos lojistas também ajudam muito”, destacou.

MAIOR REDE
A Óticas Diniz, maior rede do ramo de todo o Brasil, é uma das muitas lojas que vêm sentindo na prática o índice constatado pelo Ifep. De acordo com a gerente de um dos estabelecimentos da capital Joyce Victori, o mês de julho chegou a apresentar uma taxa de crescimento de vendas 10% maior do que em 2011.

“Estamos sentindo muito esse aumento na demanda, inclusive agosto foi ainda melhor do que julho. O que vemos é que o público está mais preocupado com a saúde e, graças ao nosso atendimento, o consumidor acaba se estimulando mais ainda para comprar”, afirmou. A meta para 2012 é de atingir um patamar de crescimento de 20%. O sucesso da rede deve ainda proporcionar a inauguração de outras lojas no país. “Temos 500 [lojas] em todo o Brasil e deveremos abrir mais ainda neste ano”, concluiu.

Já no ramo de cine-foto-som, a loja Tamborim de Ouro, no mercado há quase 30 anos, é referência na venda de instrumentos musicais. Lá, o crescimento de até 7% na comparação entre julho de 2011 e deste ano é justificado principalmente por uma questão cultural. “Desde que o governo implementou música nas escolas, as pessoas estão mais interessadas no assunto. Outro detalhe interessante é que os consumidores estão procurando sempre produtos de qualidade, gastando até mais em alguns momentos”, comentou o gerente do estabelecimento, Sérgio Bringel.

Entretanto, na Neywa, loja especializada em revelação de fotos e vendas de equipamentos, o movimento permanece constante nos últimos meses. Ainda assim, a expectativa dos dirigentes do estabelecimento é de que 2012 seja responsável por uma alta de 12%. “O problema é que, com a fotografia digital, muitas pessoas estão deixando de revelar suas imagens, preferindo deixá-las no computador. Essa é uma dificuldade que temos enfrentado nos últimos anos. Ainda assim, como atendemos muitos fotógrafos profissionais e temos clientes fiéis, nosso faturamento tem se mantido. O ramo está voltando a ganhar força”, diz a gerente Marlene Cândida.

Pesquisa
Segundo o Ifep, o varejo da Região Metropolitana de João Pessoa recuou 0,83% em julho sobre igual período de 2011.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp