ECONOMIA
Segmento de óticas lidera vendas do varejo em JP
Dados do Instituto Fecomércio mostram alta nas vendas do segmento de 11,52% em relação ao mês de julho do ano passado.
Publicado em 15/09/2012 às 6:00
Apesar do setor do comércio ter registrado desaceleração em julho, o segmento de óticas e as lojas de cine-foto-som da Grande João Pessoa lideraram a taxa de crescimento de vendas reais do varejo, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ifep). A alta de 11,52% registrada na comparação com julho do ano passado evidencia um aquecimento nas vendas do comércio em geral, especialmente devido ao aumento da renda dos paraibanos e da estabilidade nos empregos.
Para a economista da Fecomércio-PB e responsável pela pesquisa, Ivonice Marques, o ótimo desempenho da categoria pode ter sido motivado por uma série de fatores. “Esta alta deve ter sido influenciada em parte pelas promoções ocorridas no mês de julho. Já avaliando o varejo de forma geral, acredito que o crescimento das vendas é reflexo de políticas de incentivo do governo, como a redução do IPI para alguns produtos, além da manutenção do crédito e aumento real da renda do trabalhador”, enumerou.
Além desses fatores, segundo Ivonice, a oferta de produtos de qualidade e o controle da inflação vêm favorecendo de tal forma que o ano de 2012 deve apresentar uma taxa final de incremento sobre o ano passado em torno dos 6%. “As vendas variam bastante de acordo com o segmento e o período. Em junho, roupas e calçados se destacam por causa do Dia dos Namorados e o São João. As promoções oferecidas pelos lojistas também ajudam muito”, destacou.
MAIOR REDE
A Óticas Diniz, maior rede do ramo de todo o Brasil, é uma das muitas lojas que vêm sentindo na prática o índice constatado pelo Ifep. De acordo com a gerente de um dos estabelecimentos da capital Joyce Victori, o mês de julho chegou a apresentar uma taxa de crescimento de vendas 10% maior do que em 2011.
“Estamos sentindo muito esse aumento na demanda, inclusive agosto foi ainda melhor do que julho. O que vemos é que o público está mais preocupado com a saúde e, graças ao nosso atendimento, o consumidor acaba se estimulando mais ainda para comprar”, afirmou. A meta para 2012 é de atingir um patamar de crescimento de 20%. O sucesso da rede deve ainda proporcionar a inauguração de outras lojas no país. “Temos 500 [lojas] em todo o Brasil e deveremos abrir mais ainda neste ano”, concluiu.
Já no ramo de cine-foto-som, a loja Tamborim de Ouro, no mercado há quase 30 anos, é referência na venda de instrumentos musicais. Lá, o crescimento de até 7% na comparação entre julho de 2011 e deste ano é justificado principalmente por uma questão cultural. “Desde que o governo implementou música nas escolas, as pessoas estão mais interessadas no assunto. Outro detalhe interessante é que os consumidores estão procurando sempre produtos de qualidade, gastando até mais em alguns momentos”, comentou o gerente do estabelecimento, Sérgio Bringel.
Entretanto, na Neywa, loja especializada em revelação de fotos e vendas de equipamentos, o movimento permanece constante nos últimos meses. Ainda assim, a expectativa dos dirigentes do estabelecimento é de que 2012 seja responsável por uma alta de 12%. “O problema é que, com a fotografia digital, muitas pessoas estão deixando de revelar suas imagens, preferindo deixá-las no computador. Essa é uma dificuldade que temos enfrentado nos últimos anos. Ainda assim, como atendemos muitos fotógrafos profissionais e temos clientes fiéis, nosso faturamento tem se mantido. O ramo está voltando a ganhar força”, diz a gerente Marlene Cândida.
Pesquisa
Segundo o Ifep, o varejo da Região Metropolitana de João Pessoa recuou 0,83% em julho sobre igual período de 2011.
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