VIDA URBANA
Vacinação contra a meningite começa na segunda-feira em CG
Imunização faz parte do calendário básico de vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde e terá como público-alvo as crianças que têm entre 3 e 23 meses de idade.
Publicado em 11/02/2011 às 10:38
Da Codecom-PMCG
A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Campina Grande começa a aplicar a partir da próxima segunda-feira (14) a vacina Meningocócica C, que protege contra a meningite.
A vacina passa a fazer parte do calendário básico de vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde e terá como público-alvo as crianças que têm entre 3 e 23 meses de idade.
O esquema vacinal vai depender da faixa etária da criança que comparecer às unidades de saúde, explica a coordenadora de Imunização do município, Tânia Jerônimo.
As crianças que têm entre 3 e 9 meses de idade devem receber duas doses mais um reforço quando completarem 12 meses. As que têm entre 10 e 11 meses receberão uma dose e mais um reforço. As crianças que têm entre 12 e 23 meses receberão uma dose única da vacina.
Os pais e responsáveis pelas crianças poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde da Família, com exceção da Tota Agra, Ramadinha III e Conceição II, além dos Centros de Saúde, Unidade da Criança do Hospital Alcides Carneiro, Isea (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) e o Serviço Municipal de Saúde.
O que é a meningite
A meningite meningocócica é a inflamação nas meninges, membranas que recobrem o cérebro, causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Pode ser causada por vários tipo de micro-organismos, como vírus ou bactérias, e é transmitida pelas gotas expulsas pela fala, tosse, espirro ou beijo.
O risco de contrair a meningite existe para todas as idades, sendo que entre os 3 e 12 meses de vida a criança se encontra no período de maior risco. A meningite meningocócica é considerada uma doença grave, já que pode causar uma infecção generalizada atingindo várias partes do corpo, podendo causar a morte ou deixar sequelas permanentes como: surdez, amputação dos membros e danos cerebrais.
Comentários