ECONOMIA
Município da PB está entre os 5 brasileiros com menor PIB em 2007
Areia de Baraúnas tem o 3º pior Produto Interno Bruto do país. Para IBGE, João Pessoa e Campina Grande têm os melhores índices de produção de riquezas na PB.
Publicado em 16/12/2009 às 10:04
Karoline Zilah
Com informações do G1
O município de Areia de Baraúnas, próximo a Patos, no Sertão paraibano, está no ranking das cinco cidades brasileiras que tiveram a menor produção de riqueza em 2007. A cidade teve o 3º pior desempenho, apresentando caindo de R$ 6,006 milhões em 2006 para R$ 5,596 milhões em 2007 o valor de sua renda.
A pesquisa sobre o Produto Interno (PIB) dos municípios foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os resultados referentes ao desempenho da Paraíba também são apresentados em João Pessoa pelo superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Achilles Leal Filho, durante entrevista coletiva à imprensa ainda nesta manhã.
No evento, técnicos do Ideme e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apresentam o PIB per capita dos 223 municípios no Estado.
Dentre as cidades que geraram menos renda, todas são da região Nordeste. Além da paraibana, quatro são de Piauí: Olho D'Água do Piauí, São Luis do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Santo Antônio dos Milagres. Juntos, esses municípios concentravam aproximadamente 0,001% do total do PIB nacional.
Veja matéria completa no G1
Do outro lado do ranking, apenas cinco municípios juntos representam quase 25% de todas as riquezas do país em 2007. São eles: São Paulo, concentrando 12% do PIB nacional; Rio de Janeiro (5,2%), Brasília (3,8%), Belo Horizonte (1,4%) e Curitiba (1,4%). Esses mesmos municípios concentravam 12,8% da população brasileira no mesmo ano.
Na série divulgada pelo IBGE, que começa em 2003, as primeiras três posições não sofreram alterações desde aquele ano. Em 2003 e 2005, no entanto, Belo Horizonte e Curitiba trocaram de lugar, com a capital paranaense tomando a quarta posição entre os maiores PIBs municipais.
Atualizada às 10h28.
Comentários