icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Paraíba deve crescer 3,12%

Projeção aponta o Estado como a sexta maior taxa de crescimento do PIB no Nordeste.

Publicado em 12/03/2013 às 6:00


A Paraíba deverá ter apenas a sexta maior taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os nove estados da região Nordeste em 2013. Segundo projeção da empresa de consultoria Datamétrica, a economia paraibana deverá crescer 3,12% neste ano.

Apesar de o índice projetado para 2013 estar acima da média prevista para o país (+2,75%), o índice do PIB da Paraíba não supera a média esperada para a região nordestina (+3,23%). Além disso, Pernambuco (+3,58%) e Maranhão (+3,35%) deverão liderar regionalmente as taxas de crescimento este ano.

De acordo com a economista Rosângela Palhano, a Paraíba não vem apresentando dinamismo industrial nos últimos anos e isto tem implicação direta nas taxas do PIB estadual sobre aquele previsto para o Nordeste. “Não é um cenário que se aplica restritamente ao nosso Estado, mas a participação da indústria vem perdendo espaço e, quando comparamos aos demais estados da Região, ficamos muito atrás neste dinamismo”.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria (de transformação, construção civil e extrativa e de produção de gás e eletricidade) participa com 22,5% do PIB paraibano. O setor do comércio participa com 13,2% do total. Já a administração pública (envolvendo os três entes) concentra um terço do PIB do Estado (33,4%).

Com base na participação expressiva da indústria e nas perspectivas do setor, o presidente do Centro das Indústrias do Estado da Paraíba (Ciep), João da Matta, acredita numa expectativa do PIB paraibano de 2013 bem inferior àquela estimada pela Datamétrica.

“O ano passado foi um ano muito difícil para a economia paraibana. Embora eu não seja pessimista, sou realista e não acredito que teremos, neste ano, um índice maior do que o ano passado (1,47%). Existe uma recessão na indústria e, apesar dos esforços da presidente Dilma Rousseff, ainda temos altíssimos encargos tributários e sofremos com a falta de mão de obra qualificada”, pontuou.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-PB), Tito Motta, acredita que o fato de crescer acima do país este ano é positivo, mas considera o índice de 3,12% ainda “muito baixo tanto para o Estado como 3,23% para a Região, devido ao acúmulo de desigualdade histórica regional na comparação com as regiões Sudestede e Sul”, frisou. Contudo, Tito acredita que o comércio deve puxar o crescimento da economia paraibana mais uma vez este ano.

PRECOCE
Quaisquer estimativas, para o secretário executivo da Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio, ainda são precoces. “Para mim, a projeção existe, mas ela é muito complexa e existem fatores ao longo do ano que modificam o cenário. Nem o governo federal conseguiu acertar nas previsões do ano passado, quando esperava um crescimento do PIB de 4% e terminou o ano com 0,9%. O erro foi grotesco neste caso. Acredito que uma análise mais segura só possa ser feita a partir do terceiro trimestre”, comentou.

DADO OFICIAL
O último dado oficial do PIB calculado pelo IBGE por unidade de federação foi o do ano de 2010, divulgado em novembro do ano passado. A Paraíba registrou o maior crescimento do Nordeste (10,3%). A soma de riquezas do Estado era de R$ 31,947 bilhões, naquele ano, sexto maior da Região. O IBGE somente divulga dados do PIB por Estado com atraso de dois anos, mas alguns estados como Pernambuco, Ceará e a Bahia calculam o PIB estadual dentro do mesmo ano.

PIB DE 2012
A empresa Datamétrica reavaliou as projeções de crescimento do ano passado. A Paraíba apresentou alta de apenas 1,47%, também abaixo do Nordeste (+1,72%), porém acima do país (+0,9%). Independentemente dos comparativos, os percentuais da Datamétrica mostram que 2012 foi um ano economicamente difícil para as três esferas. Os estado do Ceará (3,65%) liderou o crescimento na Região.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp