icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

CG registra 34,9°C

Temperatura em Campina Grande chegou a 34,9°, sendo o maior índice registrado no município nos últimos 18 anos.

Publicado em 09/04/2013 às 6:00


O céu sem nuvens provocou uma “onda de calor” no último domingo em várias cidades paraibanas, principalmente do Agreste ao Litoral da Paraíba. Em Campina Grande, a temperatura atingiu 34,9ºC, maior índice registrado no município nos últimos 18 anos, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A alta temperatura que atingiu os campinenses ultrapassou até a média registrada em cidades do Sertão paraibano, como em Cajazeiras, onde a temperatura chegou aos 33º C.

Conforme a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, no último final de semana, os raios solares incidiram ainda mais pela falta de nuvens, desde o Agreste ao Litoral, aumentando as temperaturas e provocando um calor acima do normal para cidades como Campina Grande. Segundo a meteorologista, as temperaturas mais altas no município costumam ocorrer no mês de janeiro, cuja média histórica da temperatura máxima chega aos 30°C. Em fevereiro, a média foi de 29,8°C, e em março, 28°C.

“Nós estamos no outono e geralmente nesta época do ano as temperaturas são mais altas durante o dia e caem mais durante a noite. Sem nuvens, o calor aumenta mais e foi o que aconteceu no último final de semana”, contou.

A meteorologista explicou que existe uma diferença entre o período chuvoso com o período de inverno, que é quando as temperaturas diminuem. “Para as regiões do Agreste e Litoral, as chuvas deverão começar neste mês, mas o inverno só começa em junho, e é aí que as temperaturas diminuem”, explicou.

Mesmo com as altas temperaturas registradas no último final de semana, de acordo com dados da Aesa, durante este período choveu em 23 postos espalhados nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão. Nesta última região, as temperaturas altas predominaram em muitas cidades como Cabaceiras, que registrou 37,8°C no último domingo. Contudo, houve muita chuva em algumas cidades do Cariri, Curimataú e Sertão, nos dois últimos dias.

O maior registro foi na cidade de Santa Inês, no Sertão do Estado, com 127 milímetros (mm), entre domingo e ontem.

Também choveu em Sossêgo (Curimataú), que registrou 60,7 mm ontem; e Prata (Cariri), com 44 mm, entre domingo e ontem.

De acordo com os dados da Aesa, 14 açudes estão em situação crítica, com volume menor que 5% de sua capacidade total.

Entre eles estão os mananciais: Serrote, em Monteiro, com 0% de sua capacidade total (mais de cinco milhões de m³ de água); São José IV, em São José do Sabugi, com 0% de sua capacidade (mais de 500 mil m³); e o manancial de Ouro Velho, no município de mesmo nome, que está com 0,6% do total (mais de um milhão).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp