CULTURA
Funesc faz ponte com PE
Fundação Espaço Cultural já começou a preparação da 14ª edição do Fenart em João Pessoa.
Publicado em 28/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:13
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) começou a firmar parcerias para a realização do Festival Nacional de Artes (Fenart), cuja 14ª edição está marcada para o próximo mês de maio, em João Pessoa, na reabertura do Espaço Cultural José Lins do Rego.
Na última sexta-feira, uma caravana formada por membros da diretoria da Funesc se deslocou ao Recife (PE), para uma reunião com a diretoria da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O objetivo do encontro foi discutir estratégias comuns de atuação na área cultural na Paraíba e Pernambuco.
“Na realidade, a gente foi buscar o diálogo com a Fundaj visando não somente ao Fenart, mas pensando em fazer algumas coisas juntos em algumas regiões que aproximam os dois Estados, como o Cariri”, descreve Lau Siqueira. O presidente da Funesc viajou na companhia de Edilson Parra, coordenador de artes visuais, e Jonara Medeiros, representante do setor de comunicação da instituição.
Os membros da comitiva conversaram com a diretora do núcleo de memória, educação, cultura e arte da Fundaj, Silvana Meireles; o coordenador geral do Espaço Cultural Mauro Mota, Beto Rezende; e a coordenadora geral de artes visuais da fundação pernambucana, Bruna Pedrosa.
"O que ficou certo é que vamos fazer esta parceria, mas não fechamos nada ainda", completa Beto Rezende, da Fundaj. "Temos algumas ideias para as artes plásticas e cinema, entre outros setores. Temos mil planos para este ano. Vamos reunir a equipe para bater o martelo."
A ideia da reunião brotou, segundo Lau, depois que a Funesc soube do interesse da Fundaj de expandir sua atuação para o Nordeste. Vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC), a instituição gerencia, entre outros espaços culturais da capital pernambucana, o Museu do Homem do Nordeste e o Cinema da Fundação.
Durante o Fenart, a parceria incluiria um estande da instituição e a colaboração em atividades da programação, como exposições e oficinas. "Quando estava na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), organizei algumas atividades em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife", conta Lau. "Estes diálogos contribuem para diminuir os custos e permitem uma expansão cultural."
Expansão que deve atingir regiões fora do eixo João Pessoa-Recife, defende o gestor: "a meta da Fundaj é expandir suas ações para o Nordeste, e isso coincide com a nossa intenção de levar nossos serviços para fora de João Pessoa. A região do Cariri, por exemplo, tem uma cultura muito semelhante, tanto na Paraíba quanto em Pernambuco. E raramente alguma ação cultural consegue chegar às cidades daquela região."
A Fundaj não é a única instituição com a qual a Funesc está trocando figurinhas, aponta ainda o presidente Lau Siqueira. O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN), que possui sedes em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB), é outro parceiro potencial no projeto de ampliação da Funesc.
O CCBN instalou-se no Sertão paraibano em 2007 e possui uma biblioteca que tem uma frequência diária de 200 visitantes. Público que, de acordo com Lau Siqueira, será o alvo de ações permanentes que começam a ocorrer já no próximo dia 25, quando o Music From Paraíba migra para Sousa e haverá uma apresentação de Beto Brito e a banda local Poeteiros.
Comentários