icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Funesc faz ponte com PE

Fundação Espaço Cultural já começou a preparação da 14ª edição do Fenart em João Pessoa.  

Publicado em 28/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:13

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) começou a firmar parcerias para a realização do Festival Nacional de Artes (Fenart), cuja 14ª edição está marcada para o próximo mês de maio, em João Pessoa, na reabertura do Espaço Cultural José Lins do Rego.

Na última sexta-feira, uma caravana formada por membros da diretoria da Funesc se deslocou ao Recife (PE), para uma reunião com a diretoria da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O objetivo do encontro foi discutir estratégias comuns de atuação na área cultural na Paraíba e Pernambuco.

“Na realidade, a gente foi buscar o diálogo com a Fundaj visando não somente ao Fenart, mas pensando em fazer algumas coisas juntos em algumas regiões que aproximam os dois Estados, como o Cariri”, descreve Lau Siqueira. O presidente da Funesc viajou na companhia de Edilson Parra, coordenador de artes visuais, e Jonara Medeiros, representante do setor de comunicação da instituição.

Os membros da comitiva conversaram com a diretora do núcleo de memória, educação, cultura e arte da Fundaj, Silvana Meireles; o coordenador geral do Espaço Cultural Mauro Mota, Beto Rezende; e a coordenadora geral de artes visuais da fundação pernambucana, Bruna Pedrosa.

"O que ficou certo é que vamos fazer esta parceria, mas não fechamos nada ainda", completa Beto Rezende, da Fundaj. "Temos algumas ideias para as artes plásticas e cinema, entre outros setores. Temos mil planos para este ano. Vamos reunir a equipe para bater o martelo."

A ideia da reunião brotou, segundo Lau, depois que a Funesc soube do interesse da Fundaj de expandir sua atuação para o Nordeste. Vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC), a instituição gerencia, entre outros espaços culturais da capital pernambucana, o Museu do Homem do Nordeste e o Cinema da Fundação.

Durante o Fenart, a parceria incluiria um estande da instituição e a colaboração em atividades da programação, como exposições e oficinas. "Quando estava na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), organizei algumas atividades em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife", conta Lau. "Estes diálogos contribuem para diminuir os custos e permitem uma expansão cultural."

Expansão que deve atingir regiões fora do eixo João Pessoa-Recife, defende o gestor: "a meta da Fundaj é expandir suas ações para o Nordeste, e isso coincide com a nossa intenção de levar nossos serviços para fora de João Pessoa. A região do Cariri, por exemplo, tem uma cultura muito semelhante, tanto na Paraíba quanto em Pernambuco. E raramente alguma ação cultural consegue chegar às cidades daquela região."

A Fundaj não é a única instituição com a qual a Funesc está trocando figurinhas, aponta ainda o presidente Lau Siqueira. O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN), que possui sedes em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB), é outro parceiro potencial no projeto de ampliação da Funesc.

O CCBN instalou-se no Sertão paraibano em 2007 e possui uma biblioteca que tem uma frequência diária de 200 visitantes. Público que, de acordo com Lau Siqueira, será o alvo de ações permanentes que começam a ocorrer já no próximo dia 25, quando o Music From Paraíba migra para Sousa e haverá uma apresentação de Beto Brito e a banda local Poeteiros.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp