icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Anel interno da Lagoa vai ser fechado definitivamente no sábado

Mudanças no trânsito acontecem a partir das 13h do sábado. No anel externo, duas faixas serão usadas por carros e outras duas serão do transporte coletivo.

Publicado em 20/01/2016 às 7:20

A partir das 13h do próximo sábado, o tráfego do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, passará por uma nova mudança. O anel interno da Lagoa (como é conhecido o parque) será bloqueado e todo o trânsito do local passará pelo anel externo. Ao todo serão quatro faixas para a circulação de veículos, duas ficarão em plataformas e serão destinadas ao fluxo exclusivo de ônibus e as outras duas apenas para veículos comuns. Em nenhum momento os ônibus e carros vão se encontrar, no trecho que compreende a avenida Getúlio Vargas até a Miguel Couto. De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a mudança facilitará o fluxo para os transportes coletivos da capital por isolá-los de outros tipos de veículos.

“Desde a Getúlio Vargas, o trânsito está separado por um canteiro, onde há duas faixas para ônibus e duas para carros. Agora os ônibus vão utilizar duas plataformas para circular pelo anel externo. Dois pontos de ônibus em uma plataforma e outros dois em outra”, explica o superintendente executivo da Semob, Carlos Batinga.

Conforme Batinga, o anel interno da Lagoa será apenas um parque, o que obriga a retirar definitivamente a circulação de veículos pelo local. “Essa mudança também facilitará a conclusão das obras”, pontua. Os quatro pontos de ônibus que atualmente estão no anel interno serão transferidos para o anel externo, seguindo a atual ordem das linhas. Os ajustes finais, como a sinalização, a conclusão dos abrigos e a limpeza dos canteiros estão em fase final.

Segundo Carlos Batinga, a mudança facilitará a vida do motorista de veículos de passeio, pois eles deixam de ter apenas uma faixa no anel interno, para usar duas na área externa.

Uma das principais dúvidas dos motoristas diz respeito ao trajeto até o Terminal Rodoviário. Segundo a Semob, neste caso não haverá alterações. “De carro, vindo da avenida Getúlio Vargas,o motorista entra à direita no anel externo, segue ele todo e pega a Miguel Couto, e logo novamente à direita”, explica Batinga.

O secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, afirma que a mudança do tráfego vai acontecer em um sábado para que o motorista se adapte melhor. “É em um horário que há pouco movimento de tráfego porque fica mais fácil, as pessoas já vão se acostumando. Tem o sábado e o domingo para se adaptar”, afirma. “Além disso, os agentes da Semob estarão em massa para orientar a população”, completa.

Para Carlos Batinga, o pedestre não será prejudicado com a mudança porque ele já descerá do ônibus no anel externo e isso facilitará a passagem para outras áreas do parque.

A costureira Zildamir Afonso está animada com as mudanças do trânsito. Eu venho de ônibus e quando tiver pronto eu vou vir todos os dias caminhar. Como eu não pago mais ônibus, venho de graça, então vai ser mais fácil. No momento, o trânsito está prejudicando muito quem anda a pé. Na semana passada mesmo eu quase ia sendo atropelada por um ônibus enquanto passava da área interna da Lagoa para a rua”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp