icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Finados alavanca floricultura na PB

Vendas no segmento são aquecidas com a proximidade do feriado de Finados; produção e vendas já teve alta de 100% no Estado.

Publicado em 31/10/2012 às 6:00


A aproximação do Dia de Finados alavancou em mais de 100% a produção e a venda de flores na Paraíba, segundo dados da Associação Flores da Vida Real, do município de Areia, que já comercializou todo o seu estoque destinado para o feriado da próxima sexta-feira.

Segundo a engenheira agrônoma da organização, Márcia Gondim, os cerca de mil vasos de flores produzidos já foram inteiramente vendidos. Em 2011, esse número esteve entre 500 e 600. “Há dois anos, chegamos até mesmo a perder algumas flores no Dia de Finados, mas a procura está crescendo muito, assim como a nossa produção”, contou Márcia, que apontou o crisântemo branco como o carro-chefe da data.

O aquecimento do setor no interior do Estado foi responsável pela contratação de três novos produtores para a associação, número que deve crescer nos próximos 30 dias. “Nosso grande problema sempre foi o transporte, mas devemos adquirir um veículo daqui a um mês, o que facilitará e muito a distribuição das flores em todo o Estado. Isso vai aumentar nossa produção, diminuir nossos custos por não precisarmos mais pagar frete e empregar mais gente”, explicou. Atualmente, a associação tem 12 pessoas trabalhando na produção.

Quanto à seca que assola o Nordeste, o gerente do Sebrae de Guarabira, Marcílio dos Santos, garante que a produção paraibana não foi prejudicada em nada. “Elas produzem em estufas, controlando a umidade e a temperatura. As produtoras daqui armazenam bastante água e fazem irrigação por gotejamento, por isso a estiagem não afeta em nada”, disse, apontando o Dia de Finados como a melhor data do ano em vendas para os produtores de flores.

Márcia afirma ainda que a produção de flores para o Natal já está em andamento em virtude do tempo de crescimento da flor e do início da procura, que costuma ser no final de novembro. “A maioria das plantas só floresce em 90 dias, então temos que preparar com antecedência. Dezembro é um mês muito bom, não só por causa do Natal, mas também em virtude das confraternizações de fim de ano”, detalhou. Segundo ela, a maior parte das vendas é feita para a capital.

“O interessante é que antes a produção era destinada principalmente para João Pessoa e Campina Grande, mas agora o interior está aparecendo mais. Isso deve melhorar com os recursos liberados para as cooperativas de Areia e de Pilões, já que as entregas serão facilitadas, e o número de pessoas empregadas deve até dobrar. A demanda é tão grande nesse período que muita gente compra de outros estados, pois a produção local às vezes não supre”, concluiu Marcílio, estimando em 50% o aumento do faturamento das produtoras de flores com a ocorrência do Dia de Finados.

Na floricultura Bruna Flores, localizada no bairro dos Bancários, a procura já começou. A proprietária, Marta Alves, prevê um incremento nas vendas na ordem dos 20%. “Já recebemos alguns pedidos de encomenda no final de semana, mas deve ficar movimentado mesmo a partir de quarta-feira. Todo ano é bem agitado mesmo nessa época”, contou a empresária.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp