ECONOMIA
Finados alavanca floricultura na PB
Vendas no segmento são aquecidas com a proximidade do feriado de Finados; produção e vendas já teve alta de 100% no Estado.
Publicado em 31/10/2012 às 6:00
A aproximação do Dia de Finados alavancou em mais de 100% a produção e a venda de flores na Paraíba, segundo dados da Associação Flores da Vida Real, do município de Areia, que já comercializou todo o seu estoque destinado para o feriado da próxima sexta-feira.
Segundo a engenheira agrônoma da organização, Márcia Gondim, os cerca de mil vasos de flores produzidos já foram inteiramente vendidos. Em 2011, esse número esteve entre 500 e 600. “Há dois anos, chegamos até mesmo a perder algumas flores no Dia de Finados, mas a procura está crescendo muito, assim como a nossa produção”, contou Márcia, que apontou o crisântemo branco como o carro-chefe da data.
O aquecimento do setor no interior do Estado foi responsável pela contratação de três novos produtores para a associação, número que deve crescer nos próximos 30 dias. “Nosso grande problema sempre foi o transporte, mas devemos adquirir um veículo daqui a um mês, o que facilitará e muito a distribuição das flores em todo o Estado. Isso vai aumentar nossa produção, diminuir nossos custos por não precisarmos mais pagar frete e empregar mais gente”, explicou. Atualmente, a associação tem 12 pessoas trabalhando na produção.
Quanto à seca que assola o Nordeste, o gerente do Sebrae de Guarabira, Marcílio dos Santos, garante que a produção paraibana não foi prejudicada em nada. “Elas produzem em estufas, controlando a umidade e a temperatura. As produtoras daqui armazenam bastante água e fazem irrigação por gotejamento, por isso a estiagem não afeta em nada”, disse, apontando o Dia de Finados como a melhor data do ano em vendas para os produtores de flores.
Márcia afirma ainda que a produção de flores para o Natal já está em andamento em virtude do tempo de crescimento da flor e do início da procura, que costuma ser no final de novembro. “A maioria das plantas só floresce em 90 dias, então temos que preparar com antecedência. Dezembro é um mês muito bom, não só por causa do Natal, mas também em virtude das confraternizações de fim de ano”, detalhou. Segundo ela, a maior parte das vendas é feita para a capital.
“O interessante é que antes a produção era destinada principalmente para João Pessoa e Campina Grande, mas agora o interior está aparecendo mais. Isso deve melhorar com os recursos liberados para as cooperativas de Areia e de Pilões, já que as entregas serão facilitadas, e o número de pessoas empregadas deve até dobrar. A demanda é tão grande nesse período que muita gente compra de outros estados, pois a produção local às vezes não supre”, concluiu Marcílio, estimando em 50% o aumento do faturamento das produtoras de flores com a ocorrência do Dia de Finados.
Na floricultura Bruna Flores, localizada no bairro dos Bancários, a procura já começou. A proprietária, Marta Alves, prevê um incremento nas vendas na ordem dos 20%. “Já recebemos alguns pedidos de encomenda no final de semana, mas deve ficar movimentado mesmo a partir de quarta-feira. Todo ano é bem agitado mesmo nessa época”, contou a empresária.
Comentários