POLÍTICA
NOTA À SOCIEDADE PARAIBANA
Publicado em 19/08/2014 às 11:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:21
A respeito da suspensão da pesquisa 0016/2014 do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), veiculada pelo JORNAL DA PARAÍBA na edição de sábado passado (16/08/14), cabe esclarecer que os erros apontados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – e retificados na capa da presente edição – não alteram os resultados divulgados:
1. O JORNAL DA PARAÍBA publicou como sendo de 95,5% o nível de confiança da pesquisa, quando o Ipespe, ao registrá-la no TRE, informou como sendo de 95% (matematicamente arredondado):
- O nível de confiança igual a 95% indica que se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 vezes os resultados serão próximos àqueles divulgados e situados dentro da margem de erro projetada, para mais ou para menos;
- Por sua vez, o nível de confiança igual a 95,5% indica que, em 95,5 vezes em 100, os resultados coincidirão, obedecida a margem de erro projetada;
- Como os resultados de uma mesma pesquisa não podem ser repetidos em 95,5 vezes – podem sê-lo em 95 ou em 96 vezes, em termos práticos – intervalos de confiança iguais a 95,5% ou 95% sinalizam resultados coincidentes em 95 vezes, em cada centena de repetições da mesma pesquisa, considerada a respectiva margem de erro.
2. O contratante e pagante da pesquisa publicada, apesar de não estar explicitamente indicado na matéria de sábado passado, foi o próprio JORNAL DA PARAÍBA, que acertou com o Ipespe a realização de três pesquisas no primeiro turno e de duas no segundo turno.
A TV Cabo Branco também contratou com o Ibope a realização de igual número de pesquisas no primeiro e segundo turnos.
O objetivo da Rede Paraíba de Comunicação com o projeto de pesquisas eleitorais é o de informar seus leitores, ouvintes, telespectadores e internautas sobre as tendências dos resultados das eleições, em termos de intenção de voto do eleitorado.
Quando realizadas com lisura e ética – como é o caso das consultas contratadas pela Rede Paraíba de Comunicação – pesquisas eleitorais são importantes ferramentas e têm um papel social essencial para que os cidadãos se informem sobre o resultado projetado das eleições e possam, individualmente, utilizar os dados como instrumento de tomada de decisão em relação aos cenários político, econômico e mesmo profissional.
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