CULTURA
Dramaturgos ganham leituras de seus textos em mostra na Capital
Mostra ‘Leituras em Cena’, cuja programação gratuita ocupa o Teatro Lima Penante desta terça-feira (14), às 19h, até a próxima sexta-feira (17), terá leituras de quatro peças e rodas de conversa com autores.
Publicado em 14/06/2011 às 12:14
Tiago Germano
Do Jornal da Paraíba
Em plena procissão de Nossa Senhora do Rosário, em Pombal, uma mulher desafia a Igreja Católica e a moral religiosa do Sertão paraibano com a sua nudez. É assim, propondo uma discussão sobre a intolerância clerical e o abuso do poder, que começa em João Pessoa a mostra de dramaturgia ‘Leituras em Cena’, cuja programação gratuita ocupa o Teatro Lima Penante desta terça-feira (14), às 19h, até a próxima sexta-feira (17), com leituras de quatro peças e rodas de conversa com autores e diretores.
Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural
Nua na Igreja, do premiado Tarcísio Pereira, é o texto que abre uma mostra e criva o nome do dramaturgo pombalense nas duas pontas de sua programação: é dele também Espere a Chuva, que encerra a agenda na sexta e oferece um pequeno aperitivo da obra de quem, em 2009, assinou a montagem de Os Sete Mares de Antônio, espetáculo que comemorou os 400 anos do Padre Antônio Vieira (1608 -1697), foi finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia e alcançou o Prêmio Myriam Muniz, ambos de 2008. Tarcísio participa das rodas de conversa com os diretores Nelson Alexandre e Antônio Deol, que estão à frente da direção das duas leituras.
Outro autor homenageado pela mostra, este vindo das páginas da literatura, é Geraldo Maciel (2000-2009), que dois anos após o seu falecimento ganha amanhã, nos palcos, a leitura dramática de duas narrativas suas em Contos ‘Vida’ Noturna. Os contos em questão são ‘Um orelhão toca a noite’ e ‘Não é assim a vida?’, que integram o livro O Concertista e a Concertina (2006) e serão lidos sob a direção de Sérgio Silva.
Na quinta-feira é a vez de as cortinas se abrirem para Paulo Vieira, trazido à audição do público por atores comandados pela diretora Susy Lopes em Vamos Nessa. Paulo Vieira é um dos principais nomes da pesquisa teatral na Paraíba e este ano voltou à ativa com Lata Absoluta, espetáculo que esteve em cartaz na mostra de teatro da Usina Cultural Energisa, no último mês de maio.
Comentários