icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Municípios intensificam fiscalizações sanitárias

Agência Estadual de Vigilância Sanitária quer fortalecer ações do órgão por todo o Estado e apoiar municípios.

Publicado em 14/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:42

Os municípios do Litoral estão intensificando as ações de fiscalização sanitária neste ano de 2014. Em reunião realizada ontem na Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), o órgão buscou observar como cada município está organizado e oferecer ferramentas de aperfeiçoamento no intuito de fortalecer a Vigilância Sanitária em toda a Paraíba. Segundo a diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes, o que se notou após as discussões foi a real necessidade de apoiar os municípios.

“Nós percebemos essa necessidade e já expusemos ações que serão realizadas pela Agevisa para dar esse apoio”, disse. Ainda de acordo com ela, a Agevisa promoverá um curso de vigilância sanitária para capacitar os municípios a realizarem as ações de vigilância sanitária. “Assim, todos os municípios terão ciência da competência das vigilâncias. Também estaremos promovendo constantemente cursos de aperfeiçoamento, dando, assim, todas as ferramentas para que os municípios exerçam a vigilância de forma correta”, garantiu.

Na ocasião, estiveram presentes os representantes das Vigilâncias Sanitárias de Cabedelo, Conde, Baía da Traição, Mataraca e Lucena. Conforme o gerente técnico de integração e articulação da Agevisa-PB, Laerge Cerqueira, estes são municípios estratégicos que, nessa época do ano, têm um aumento no fluxo de pessoas, e que por isso devem intensificar suas ações.

De acordo com a Agevisa, desde o ano passado está sendo realizada a descentralização dos serviços de vigilância sanitária por todo o estado, com o objetivo de assegurar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos de toda a Paraíba.

“Esse movimento vem sendo construído desde o ano passado, mas, a partir desse momento, quando existe um número considerável de turistas no estado, nós buscamos fortalecer o sistema de vigilância sanitária dialogando com os municípios do litoral sobre as suas responsabilidades nesse processo”, afirmou Cerqueira.

Dos 223 municípios da Paraíba, 176 possuem pactuação junto à Agevisa. O termo divide algumas responsabilidades de vigilância com os municípios e possibilita acesso a recursos para ações das Vigilâncias locais. De acordo com a Agevisa, todos os municípios da Paraíba possuem Vigilância, mas a intenção é que todos estejam pactuados até o fim desse ano.

Para que as ações de fiscalização ocorram de forma eficiente em todos os municípios, a Agevisa está monitorando as ações das Vigilâncias municipais e elaborou ações de capacitação. “A gente está realizando ações de monitoramento e avaliação junto com os municípios. Além de capacitações para que eles possam ter condições permanentes de realizar as ações de vigilância sanitária em seus municípios”, explicou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp