icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Argemiro de Figueiredo recebe homenagem

Argemiro de Figueiredo foi homenageado durante sessão do Clube Pensamento/ Estudo/ Nacionalidade – 1ª Seccional PEN da Paraíba.

Publicado em 01/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:19

Homem público que por inúmeros motivos marcou a história da política paraibana, dentre eles o trabalho realizado em prol dos mais humildes, o ex-governador Argemiro de Figueiredo foi homenageado ontem em Campina Grande, durante uma sessão especial do Clube Pensamento/ Estudo/ Nacionalidade – 1ª Seccional PEN da Paraíba. A homenagem, que contou com a presença de familiares de Argemiro, foi realizada no mês de aniversário do ex-governador, morto há quase 30 anos.

Dentre os diversos familiares presentes no evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), estavam duas das três filhas vivas do ex-governador. Uma delas, Yone Figueiredo, relatou a emoção de participar da homenagem ao político, considerado um dos últimos estadistas da Paraíba.

“Eu acho que ele foi um político singular, que dedicou a vida à causa pública, um homem de uma dignidade excepcional. Ele amava essa cidade e acho que foi um patriota que serviu ao Brasil, à Paraíba e em particular a Campina Grande. Ele dizia sempre que amava tanto essa cidade que queria que ela fosse a última visão dos seus olhos, e assim ocorreu, pois ele foi enterrado aqui”, afirmou.

Além da homenagem a Argemiro de Figueiredo, o evento também marcou a volta da escritora Elizabeth Marinheiro à presidência do PEN Clube da Paraíba. A escritora, que por quatro meses se afastou da função, disse que é motivo de muito orgulho retomar as atividades homenageando o homem que trouxe a água para Campina Grande e que defendia os agricultores. “Como o aniversário dele foi no dia 9 de março nós resolvemos reabrir as atividades deste ano celebrando a data.

Como já disse em outras ocasiões, ele é um flamboyant amarelo que já entrou na história como o último estadista da Paraíba”, ressaltou.

Já o professor José Mário, que havia assumido a presidência do PEN Clube na Paraíba, interinamente, destacou as múltiplas personalidades de Argemiro, que além de governar a Paraíba entre 1935 e 1940, também exerceu os mandatos de deputado federal e senador. “Ele foi um excepcional administrador, um excelente jurista. De qualquer ângulo que você analisá-lo poderá verificar o brilho que ele tinha”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp