POLÍTICA
Argemiro de Figueiredo recebe homenagem
Argemiro de Figueiredo foi homenageado durante sessão do Clube Pensamento/ Estudo/ Nacionalidade – 1ª Seccional PEN da Paraíba.
Publicado em 01/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:19
Homem público que por inúmeros motivos marcou a história da política paraibana, dentre eles o trabalho realizado em prol dos mais humildes, o ex-governador Argemiro de Figueiredo foi homenageado ontem em Campina Grande, durante uma sessão especial do Clube Pensamento/ Estudo/ Nacionalidade – 1ª Seccional PEN da Paraíba. A homenagem, que contou com a presença de familiares de Argemiro, foi realizada no mês de aniversário do ex-governador, morto há quase 30 anos.
Dentre os diversos familiares presentes no evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), estavam duas das três filhas vivas do ex-governador. Uma delas, Yone Figueiredo, relatou a emoção de participar da homenagem ao político, considerado um dos últimos estadistas da Paraíba.
“Eu acho que ele foi um político singular, que dedicou a vida à causa pública, um homem de uma dignidade excepcional. Ele amava essa cidade e acho que foi um patriota que serviu ao Brasil, à Paraíba e em particular a Campina Grande. Ele dizia sempre que amava tanto essa cidade que queria que ela fosse a última visão dos seus olhos, e assim ocorreu, pois ele foi enterrado aqui”, afirmou.
Além da homenagem a Argemiro de Figueiredo, o evento também marcou a volta da escritora Elizabeth Marinheiro à presidência do PEN Clube da Paraíba. A escritora, que por quatro meses se afastou da função, disse que é motivo de muito orgulho retomar as atividades homenageando o homem que trouxe a água para Campina Grande e que defendia os agricultores. “Como o aniversário dele foi no dia 9 de março nós resolvemos reabrir as atividades deste ano celebrando a data.
Como já disse em outras ocasiões, ele é um flamboyant amarelo que já entrou na história como o último estadista da Paraíba”, ressaltou.
Já o professor José Mário, que havia assumido a presidência do PEN Clube na Paraíba, interinamente, destacou as múltiplas personalidades de Argemiro, que além de governar a Paraíba entre 1935 e 1940, também exerceu os mandatos de deputado federal e senador. “Ele foi um excepcional administrador, um excelente jurista. De qualquer ângulo que você analisá-lo poderá verificar o brilho que ele tinha”, comentou.
Comentários