ESPORTES
Projeto visa descobrir novos talentos paraibanos no esporte
Projeto foi aprovado pelo CNPq e deve se tordar uma referência para o Nordeste.
Publicado em 25/11/2008 às 11:35
Da Redação
Com assessoria
Projeto Esporte na Paraíba é selecionado pelo CNPq e será modelo para o Nordeste. Adolescentes paraibanos que praticam alguma modalidade esportiva vão ter acompanhamento do Projeto Esporte na Paraíba, que visa encontrar e selecionar talentos para o esporte.
Desenvolvido em parceria entre a UFPB e a Secretaria de Juventude, esporte e Lazer, o Projeto é coordenado pela professora universitária Maria do Socorro Cirilo de Sousa e foi aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) entre as mais de 11 mil propostas inscritas no Edital Universal 2008 do órgão. O estudo será financiado pelo CNPq, custará em torno de R$ 50 mil e deve se tornar referência para o Nordeste.
A professora Maria do Socorro Cirilo informou que vai analisar cada jovem atleta, diagnosticando níveis de composição corporal pelo índice de massa corporal, percentual de gordura, massa corporal magra, maturação óssea e sexual, desempenho físico, estatuto nutricional e hábitos de vida para comparar, correlacionar entre faixas etárias, gêneros e grau de escolaridade. "Assim é possível obter dados que possibilitem gerar parâmetros para classificar a performance esportiva no âmbito da educação física e esporte escolar, detectando e selecionando talentos esportivos para diferentes modalidades esportivas na região Nordeste, inicialmente pelo estado da Paraíba", enfatizou a professora.
O secretário Ruy Carneiro, destacou que o esporte é importante para inclusão do adolescente na escola, tirando-o da rua e tornando-o cidadão participativo. "Esta é uma parceria que começou bem. Temos aqui a aprovação de um projeto que vai fazer o acompanhamento de adolescentes que praticam uma modalidade esportiva, avaliando o desempenho físico, o nível nutricional e hábitos de vida desses jovens atletas. O objetivo maior é descobrir talentos e formar jovens atletas", comentou.
Segundo a coordenadora do projeto, o estudo será feito com 974 adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, que participaram dos Jogos Escolares da Paraíba nas modalidades atletismo, natação, xadrez, voleibol, handebol, judô, tênis de mesa, futsal e basquete", explicou a professora, ressaltando que o estudo se estenderá por três anos.
O projeto vai ser desenvolvido em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Guarabira, Lagoa de Dentro, Caiçara, Pilões, Campina Grande, Lagoa Seca, Cuité, Pedra Lavrada, Picuí, Monteiro, São João do Carirí, Sumé, Cochichola, Serra Branca, Patos, Várzea, Mãe D'Água, Itaporanga, Iguaraci, Águiar, Piancó, Coremas, Catolé do Rocha, Bom Sucesso, São Bento, Cajazerias, Sousa, Pombal, Princesa Isabel, Água Branca, Jurú, Itabaiana, Juarez Távora, Ingá e Pilar. Depois de concluído, o estudo será publicado em eventos, periódicos e livros nacionais e internacionais.
Comentários